A Reserva inaugura, no dia 19 de novembro, às 18h, sua nova unidade no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. A loja marca a chegada da marca à região após dois anos de negociação com o Grupo Sá Cavalcante. Com localização estratégica na divisa entre Vitória e Serra, o espaço deve atender principalmente aos bairros de Jardim Camburi e Fátima. Esta será a quinta loja da Reserva no Espírito Santo, ampliando a presença da marca no estado. O conceito criativo da inauguração é inspirado na Lenda do Pássaro de Fogo, narrativa ancestral da região que conta a história de amor proibido entre os indígenas Guaraci e Jaciara, de etnias rivais. A lenda descreve que ambos foram protegidos por um pássaro de fogo enviado por Tupã e transformados nas montanhas Mestre Álvaro e Moxuara, reencontrando-se simbolicamente todos os anos, na noite de São João. A temática de renascimento e transformação motivou a identidade visual da nova unidade, criada em aquarela e tons quentes. Carol e Ricardo Lobato, que conduzem a operação da Reserva no Espírito Santo há dez anos, celebram a expansão. Desde o primeiro showroom, o casal consolidou a marca na região, com presença no Shopping Vitória, Shopping Vila Velha, Shopping Praia da Costa e Praia do Canto. Agora, com a chegada ao Mestre Álvaro, reforçam o posicionamento regional. “Chegar ao município de Serra, com sua cultura forte, suas tradições próprias e essa força cultural local tão marcante, é uma grande honra. O céu não é o limite, é o alvo”, afirmam. A nova loja mantém a proposta da marca de oferecer mais do que moda, priorizando experiências, autenticidade e relacionamento com o público capixaba. Serviço Inauguração da Reserva no Shopping Mestre Álvaro 19 de novembro de 2025, às 18h Piso L2 — Av. João Palácio, 300, Eurico Salles, Serra – ES Sobre a Reserva Fundada em 2004, a Reserva integra o grupo de lifestyle Azzas 2154. O ecossistema reúne Reserva, Reserva Mini, Reserva Go, Reserva Praia e Reserva Ink, com 84 lojas próprias e 102 franquias no país. É a única empresa brasileira listada entre as mais inovadoras do mundo pela revista Fast Company e possui certificações Empresa B, ABVTEX e Capitalismo Consciente. A marca também mantém o projeto 1P5P, que destina cinco pratos de comida a pessoas em situação de insegurança alimentar a cada peça vendida.
Governador pede a ministro regras nacionais para circulação de ciclomotores e bikes elétricas
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, enviou um ofício ao ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando providências urgentes para regulamentar e fiscalizar o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos em vias públicas. O documento aponta o aumento expressivo de ocorrências envolvendo esses modais nos municípios capixabas e pede medidas unificadas em nível nacional. Segundo o governador, embora representem alternativas sustentáveis de mobilidade, esses veículos vêm sendo utilizados de forma preocupante, sem regras claras para circulação. Casagrande ressaltou que a falta de padronização nacional tem contribuído para sinistros graves e fatais. Ele citou o caso recente de Vitória, quando uma idosa de 82 anos, que fazia hemodiálise, morreu após ser atropelada. No ofício, o Governo do Estado solicita ao Ministério dos Transportes e ao Contran a definição de critérios para classificação, registro, licenciamento, habilitação e condições de circulação, além de mecanismos mais eficazes de fiscalização e penalização de condutas irregulares. O Espírito Santo também se colocou à disposição para colaborar tecnicamente com dados e experiências locais. Nos últimos dias, o News ES também fomentou um debate em suas redes sociais sobre o aumento no número de acidentes envolvendo esses veículos, reforçando a preocupação com a segurança viária na Grande Vitória.
Iluminação de árvores gigantes marca início do Natal em Vila Velha
A abertura oficial da iluminação natalina em Vila Velha transformou a orla da cidade na noite de segunda-feira (18). O público se concentrou principalmente nas duas árvores instaladas na Avenida Champagnat e na Praça do Ciclista — cada uma com 23 metros de altura e mais de 110 mil microLEDs — que passaram a operar efeitos cromáticos contínuos, dando início ao circuito visual deste ano. A cenografia se estende por toda a orla, com postes, áreas de convivência e caminhos iluminados por refletores de LED e milhares de microlâmpadas. No Parque da Prainha, a tradicional Árvore da Vila Natalina entrará em funcionamento com mais de 220 mil microLEDs e efeitos que alternam cores e figuras temáticas, devendo se tornar um dos principais pontos de visitação ao longo do período festivo. Neste ano, 38 praças receberam iluminação especial, incluindo castelos, estrelas, estruturas cenográficas, árvores decoradas e outros elementos que redesenham visualmente os espaços públicos. A Vila também ganhou brinquedos temáticos para movimentar o público, como Tremzinho de Natal, Roda-gigante, Escorregador Gigante, Mini Twister, Trenzinho com Trilhos, Montanha-russa e Expresso Polar. O prefeito Arnaldinho Borgo destacou o papel da iluminação na convivência urbana. “A orla iluminada abre um percurso onde as famílias caminham juntas. A cidade vira ponto de encontro e isso cria vínculo. É a Vila Velha que queremos, ativa e presente na vida das pessoas”, afirmou. Já o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior, reforçou o caráter simbólico da iniciativa. “Cada trecho iluminado trabalha memória, pertencimento e identidade. A luz marca presença no território e une a população em torno de uma celebração que movimenta bairros, praças e a Prainha”, disse. O acendimento da orla antecede a abertura da Vila Natalina, programada para esta quarta-feira (19), no Parque da Prainha, integrando-se ao eixo Natal nos Bairros, que levará apresentações culturais a diversas regiões de Vila Velha. Foto: PMVV
Vitória anuncia Elba Ramalho e Beto Cauê no Réveillon de Camburi
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anunciou, nesta terça-feira (18), atrações da programação do Réveillon 2026 na capital capixaba. Segundo ele, a Praia de Camburi receberá “o maior réveillon do Brasil”, com shows de Elba Ramalho e Beto Cauê para celebrar a chegada do novo ano. O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito, que destacou a expectativa de receber moradores, visitantes e turistas para uma festa marcada por alegria e grande público. “Estamos esperando todos vocês para uma super celebração e para recebermos juntos 2026 com muita alegria, descontração e autoestima. E ela vem com tudo, ela mesmo, Elba Ramalho estará conosco aqui em Camburi”, disse Pazolini. Além da veterana da música brasileira, que deve comandar a virada com seus sucessos conhecidos nacionalmente, o cantor capixaba Beto Cauê também está confirmado para animar o público na orla. “Coloque na agenda, venha para as areias de Camburi curtir um super show com Elba Ramalho e Beto Cauê e receberemos 2026 com braços e corações abertos”, reforçou o prefeito. Nos últimos anos, as festas de Réveillon na Grande Vitória têm crescido em estrutura e público. As prefeituras vêm ampliando programações, reforçando a segurança e promovendo atrações nacionais para atrair mais turistas e movimentar a economia local. O anúncio de Vitória confirma essa tendência de fortalecimento das celebrações na região. A programação completa do Réveillon da capital deverá ser divulgada pela Prefeitura de Vitória nas próximas semanas.
Regularize Capixaba lança novo edital com descontos de até 75% para devedores
O Governo do Estado publicou, nesta segunda-feira (17), no Diário Oficial, o terceiro edital do ano do programa Regularize Capixaba. A nova oportunidade contempla a regularização de débitos inscritos em dívida ativa referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Intermunicipal e Interestadual e de Comunicação (ICMS), além de multas aplicadas por órgãos estaduais como Sefaz, Idaf, Iema, Seama, Procon-ES e pelo Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC). Para débitos de ICMS com fatos geradores até 31 de março de 2025, o edital prevê descontos de até 75% sobre juros, multas e encargos. Para os demais débitos, o abatimento pode chegar a 65%. As condições de pagamento incluem parcelamento em até 120 meses. Já pessoas físicas, microempresas, empresas de pequeno porte e empresas em recuperação judicial, liquidação ou falência poderão pagar em até 145 parcelas, sem exigência de garantias ou entrada mínima. Segundo a procuradora-chefe adjunta do Núcleo de Transação Tributária (NTT) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Thaís de Aguiar Eduão, a principal novidade é a inclusão de débitos inscritos em dívida ativa de autarquias que antes não tinham qualquer tipo de benefício. “Com a inclusão dessas autarquias e de débitos de ICMS com fatos geradores até o início deste ano, nossa expectativa é a de alcançar um número bastante expressivo de acordos que vão permitir a regularização fiscal de muitos contribuintes”, afirmou. O procurador-geral do Estado, Iuri Carlyle do Amaral Almeida Madruga, avalia que o edital representa uma oportunidade relevante para quem deseja regularizar sua situação fiscal. “Nosso objetivo maior é sempre o de permitir que os devedores paguem o que devem sem comprometer seu funcionamento regular, mantendo a economia aquecida e o bom ambiente de negócios no Estado”, destacou. Os requerimentos poderão ser enviados a partir de 1º de dezembro, por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado no site da PGE, na área “Regularize Capixaba”. O prazo de adesão segue até o final de fevereiro de 2026. Todas as condições e regras estão detalhadas no edital. Sobre o programa Lançado em 2024, o Regularize Capixaba é o programa permanente de transação tributária do Governo do Estado. Desenvolvido pela PGE, ele permite a negociação de débitos inscritos em dívida ativa tanto individualmente, a qualquer momento — desde que cumpridas as exigências legais — quanto por meio de editais temáticos publicados periodicamente.