Mais de 40 municípios do Espírito Santo serão certificados pela boa gestão das informações públicas. Ao todo, 43 prefeituras alcançaram os requisitos para receber o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025, iniciativa do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, com apoio da Transparência Capixaba. A certificação é concedida aos municípios classificados como “Ótimo”, com nota superior a 80 pontos no Índice de Transparência e Governança Pública 2025 (ITGP), ranking divulgado em outubro que avalia todas as cidades capixabas.
Os dados apresentados nesta quarta-feira (10) mostram avanço contínuo no cenário estadual: foram 33 municípios certificados em 2024 e 29 em 2023. A edição de 2025 também registrou o maior número de cidades na categoria Diamante — o nível mais alto — com 25 municípios reconhecidos: Vitória, Vila Velha, Viana, Vargem Alta, Serra, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Piúma, Linhares, João Neiva, Itarana, Iúna, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Dores do Rio Preto, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta e Aracruz.
Sete prefeituras conquistaram o Selo Ouro (São Mateus, Santa Teresa, Marilândia, Marataízes, Laranja da Terra, Itapemirim e Boa Esperança), seis ficaram com a categoria Prata (Venda Nova do Imigrante, Ponto Belo, Pancas, Jerônimo Monteiro, Ecoporanga e Guarapari) e cinco receberam o Bronze (Conceição do Castelo, Nova Venécia, Montanha, Rio Bananal e São Domingos do Norte).
Para participar da certificação, as prefeituras precisaram não apenas atingir nota superior a 80 pontos, mas também assinar o Termo de Compromisso com a Transparência e Governança Pública e cumprir itens indispensáveis definidos no Guia de Recomendações elaborado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto Governo Aberto.
A avaliação considera seis dimensões: aspectos legais e normativos; plataformas; transparência administrativa e governança; transparência financeira e orçamentária; comunicação, participação social e engajamento; e obras públicas — este último incluído pela primeira vez em 2025. O comparativo dos últimos anos mostra evolução expressiva, especialmente no crescimento das cidades classificadas como Diamante.
Para o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Fernando Saliba, o avanço reflete o fortalecimento da agenda de integridade no Estado. “O Espírito Santo tem firmado uma cultura de transparência que se fortalece ano após ano, com o engajamento das prefeituras e o compromisso de entregar informações claras à população. Esse avanço mostra que estamos no caminho certo para ampliar a confiança da sociedade e promover uma gestão pública mais moderna e eficiente”, afirmou.
A diretora-executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani, destacou o amadurecimento institucional observado em 2025. “O Selo evidencia o esforço das gestões municipais em estruturar processos, melhorar plataformas, ampliar o diálogo com a sociedade e adotar práticas de governança. Ver esse crescimento no número de municípios elegíveis é um sinal de compromisso com a integridade pública”, disse.
O diretor de Gestão Pública do Espírito Santo em Ação, André Brito, ressaltou a importância do reconhecimento. “Mais uma vez celebramos o empenho das prefeituras em aprimorar sua relação com o cidadão. A transparência é um pilar essencial da democracia e, ao destacar os bons exemplos, incentivamos melhorias contínuas na administração pública”, afirmou.
Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025
Município — Selo Final
Afonso Cláudio — Diamante
Alegre — Diamante
Anchieta — Diamante
Aracruz — Diamante
Boa Esperança — Ouro
Cachoeiro de Itapemirim — Diamante
Cariacica — Diamante
Colatina — Diamante
Conceição do Castelo — Bronze
Domingos Martins — Diamante
Dores do Rio Preto — Diamante
Ecoporanga — Prata
Guarapari — Prata
Ibiraçu — Diamante
Iconha — Diamante
Irupi — Diamante
Itapemirim — Ouro
Itarana — Diamante
Iúna — Diamante
Jerônimo Monteiro — Prata
João Neiva — Diamante
Laranja da Terra — Ouro
Linhares — Diamante
Marataízes — Ouro
Marilândia — Ouro
Montanha — Bronze
Nova Venécia — Bronze
Pancas — Prata
Piúma — Diamante
Ponto Belo — Prata
Rio Bananal — Bronze
Santa Leopoldina — Diamante
Santa Maria de Jetibá — Diamante
Santa Teresa — Ouro
São Domingos do Norte — Bronze
São Mateus — Ouro
São Roque do Canaã — Diamante
Serra — Diamante
Vargem Alta — Diamante
Venda Nova do Imigrante — Prata
Viana — Diamante
Vila Velha — Diamante
Vitória — Diamante
