A partir desta terça-feira (18), o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, será palco da nova exposição “Lições de Escultura”, do artista plástico capixaba José Carlos Vilar. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra apresenta uma série de esculturas em aço, explorando diferentes formas e dimensões.
Antes da abertura ao público, às 17h30, será realizada uma coletiva de imprensa, na qual o artista compartilhará detalhes sobre sua trajetória e o processo criativo por trás das obras. A exposição segue aberta até o dia 22 de junho, reunindo tanto peças inéditas quanto obras já consagradas de seu acervo, criadas a partir de técnicas diversas.
A produção escultórica de Vilar reflete sua vivência cotidiana e sua percepção artística do mundo ao redor. Entre suas principais fontes de inspiração está a relação próxima com o mar, resultado de décadas dedicadas à prática da canoa havaiana.
Sobre o artista
Autenticidade e força marcam a trajetória de José Carlos Vilar, referência na escultura capixaba. Professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ele dedicou 35 anos ao ensino da escultura, atuando também como vice-diretor e diretor do Centro de Artes da instituição. Sua produção artística é fruto de uma rotina disciplinada e do olhar atento às formas e movimentos da vida cotidiana.
“Gosto muito de criar. A escultura é parte essencial da minha vida. Todos os dias me levanto cedo, faço minha atividade física e, depois do café, começo a produzir. Tem sido assim há décadas”, revela o artista.
A exposição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto Modus Vivendi e a ArcelorMittal.
Serviço
Exposição “Lições de Escultura”, de José Carlos Vilar
📅 Data: 18 de março (terça-feira)
⏰ Horário de abertura: 18h30
📍 Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória – ES
A entrada é gratuita.
Foto: governo ES