Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) na tarde desta quarta-feira (19) após tentar fugir com uma motocicleta roubada em Bento Ferreira. A tentativa de escapar não teve sucesso, e ele acabou cercado e preso.
A abordagem aconteceu com o auxílio da Gerência de Inteligência e da Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom), que identificaram a moto circulando pela Avenida Cézar Hilal. Imediatamente, as equipes de patrulhamento foram acionadas e mobilizadas para interceptar o veículo.
“Posicionamos a viatura em um cruzamento por onde ele certamente passaria. Quando percebeu nossa presença, ele tentou atravessar entre os carros e acessar o estacionamento de uma farmácia para escapar, mas conseguimos cercá-lo rapidamente”, relatou o guarda Silva Neto, da Equipe Setorial da GCMV.
A placa da moto pertencia a outro veículo, de modelo diferente, o que ocultava o fato de que o veículo havia sido furtado no bairro Ataíde, em Vila Velha, no final de janeiro.
“Com o apoio da Gerência de Inteligência, constatamos que a motocicleta não correspondia ao registro da placa utilizada”, explicou Silva Neto.
O condutor, de 36 anos, possui um extenso histórico criminal, incluindo furto a estabelecimento comercial, dano patrimonial, lesão corporal, violência doméstica, receptação e posse de entorpecentes. Ele estava em liberdade desde outubro do ano passado. Sua namorada, que estava na garupa, foi liberada no local, enquanto ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vitória.
Tecnologia no combate ao crime
A Guarda de Vitória tem intensificado esforços para prevenir roubos e recuperar veículos na capital. Como resultado, houve uma redução de 36% nos casos de roubo de veículos entre 2023 e 2024.
Essa queda reflete a adoção de estratégias como patrulhamentos diários em pontos estratégicos da cidade, além do uso de tecnologia para ampliar a capacidade de vigilância. Atualmente, a Central de Monitoramento conta com 1.138 câmeras espalhadas por Vitória, operadas 24 horas por agentes da GCMV.
Outro pilar fundamental das operações é a Gerência de Inteligência, que realiza levantamentos e atua em conjunto com outras forças de segurança.
“Nada disso seria possível sem uma equipe capacitada e pronta para atuar na segurança da cidade. O trabalho exige esforço e dedicação, e nossas equipes têm demonstrado esse comprometimento diariamente”, destacou a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.