O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou na manhã desta quinta-feira (3) uma visita técnica às obras do Cais das Artes, em Vitória. Acompanhado de técnicos e engenheiros, ele avaliou o andamento da construção, que recebe um investimento de mais de R$ 150 milhões e está sob responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). A previsão é que o museu seja concluído até janeiro de 2026 e o restante do complexo até o fim do mesmo ano.
Casagrande destacou que a obra, iniciada em 2010, enfrentou paralisações devido à rescisão contratual com a primeira empresa responsável e à decisão do governo seguinte de interromper os trabalhos. Segundo ele, as tratativas para retomada começaram em 2019, mas só avançaram após um acordo judicial homologado em julho de 2023.
O projeto inclui um museu, um teatro, salas de exposição, cafeteria e restaurante. As obras em andamento envolvem a recuperação de estruturas metálicas, impermeabilização, instalação de dutos de ar, painéis pré-moldados na rampa do museu e concretagem do piso do teatro. O teatro já conta com alvenaria, sanitários, bar e concretagem do piso, enquanto no museu foram finalizadas a impermeabilização, a instalação do sistema de climatização e compartimentação vertical, além da fixação das placas pré-moldadas no edifício anexo.
De acordo com o cronograma do DER-ES, as próximas etapas incluem concretagem de pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias, acabamento em concreto aparente, piso de escadas e revestimentos no teatro. No museu, estão previstas a regularização do piso, a aplicação de granito em pisos e paredes e a continuidade da instalação do sistema de climatização. Também estão programadas a manutenção da ponte rolante, do reservatório de água e a recuperação da passarela do edifício anexo.
O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, afirmou que a conclusão do Cais das Artes permitirá a realização de espetáculos de grande porte no Espírito Santo, ampliando a oferta de espaços culturais no estado.
Informações e foto: governo ES