O acusado de assassinato Josenilton de Jesus Santos foi condenado a 20 anos de reclusão pelo homicídio de Manoel Wemerson Melo dos Santos, ocorrido em 12 de novembro de 2023, na Avenida Dante Micheline, em frente a uma agência do Banco do Brasil, no bairro Jardim da Penha, em Vitória. Ambos estavam em situação de rua no momento do crime.
A sentença foi proferida nesta sexta-feira (4), durante julgamento no Tribunal do Júri realizado no Fórum Criminal de Vitória. O réu já estava preso preventivamente no Centro de Triagem de Viana (CTV), após pedido do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 14ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital. A pena será cumprida em regime fechado.
De acordo com a denúncia, o réu desferiu diversos golpes de facão contra a vítima. Uma testemunha, turista que passava pelo local, presenciou o crime, reconheceu o autor e informou os policiais, que encontraram Manoel gravemente ferido. Josenilton tentou fugir, mas foi localizado escondido sob um veículo em uma rua próxima. O facão usado no ataque, com marcas de sangue, foi apreendido nas imediações.
As investigações apontaram que o crime foi motivado por um suposto furto cometido pela vítima, razão considerada desproporcional diante da violência do ato. O Ministério Público denunciou o caso como homicídio qualificado por motivo fútil, resultando na condenação.
Informações: MPES
Foto: PMV