A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), realizou, na manhã desta quarta-feira (16), uma nova operação conjunta com a Prefeitura de Cariacica para coibir crimes ambientais em uma área de preservação no bairro Novo Horizonte. O local havia sido invadido e vinha sendo utilizado de forma irregular para o descarte de resíduos sólidos da construção civil.
A operação foi conduzida pelo delegado Leandro Piquet
Segundo o delegado Leandro Piquet, responsável pela DEPMA, a área já havia sido alvo de fiscalizações anteriores e possuía um procedimento administrativo em andamento. “Apesar das notificações, o uso irregular persistia. A Prefeitura realizou uma nova autuação e, com o apoio da DEPMA, executamos a operação com o objetivo de impedir a continuidade das infrações e garantir a proteção ambiental da região”, afirmou o delegado.
Durante a ação, construções irregulares foram demolidas e teve início o trabalho de limpeza de um curso d’água existente na área, que também havia sido impactado. Aproximadamente 20 caminhões carregados de entulho e outros resíduos da construção civil foram retirados do local.
Um idoso de 80 anos foi conduzido à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foi autuado em flagrante por crimes ambientais com base nos artigos 60 da Lei 9.605/98 e 50 da Lei 6.766/79. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). As investigações continuam para identificar outros envolvidos e avaliar a extensão dos danos causados ao meio ambiente.
Informações e foto: Sesp