Com mais de 22 mil atendimentos realizados e quase 1.800 pessoas acolhidas, o Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua — mais conhecido como Abrigo 1 — se prepara para comemorar quatro anos de atuação em Vitória. A celebração está marcada para o dia 9 de julho, a partir das 19h.
Mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o espaço foi criado em 13 de julho de 2021, no auge da pandemia de Covid-19, como resposta emergencial para acolher a população em situação de rua. Desde então, o local se consolidou como uma referência em atendimento humanizado e reinserção social.
Ao longo desses quatro anos, foram 22.426 atendimentos realizados, incluindo acolhimentos psicossociais, encaminhamentos para a rede socioassistencial, consultas médicas, acesso a serviços de saúde e documentação civil, apoio educacional, além da inclusão em programas de empregabilidade e geração de renda.
“Nestes quatro anos, colecionamos histórias de garantia de direitos básicos e superação. São relatos de protagonismo, reinserção comunitária e acesso ao emprego”, afirma Rodrigo Trindade, coordenador do Abrigo 1.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar responsável por construir o Plano Individualizado de Atendimento (PIA) de cada acolhido. O espaço oferece ainda alimentação completa (com cinco refeições diárias), kit de higiene pessoal, lavanderia, atividades esportivas, oficinas socioeducativas, escolarização (EJA) e atendimentos regulares com psicólogos e assistentes sociais.
Com uma estrutura completa — que inclui sala multiuso, brinquedoteca, biblioteca, refeitório, dormitórios, horta e área de lazer — o abrigo ampliou a capacidade de atendimento ao longo dos anos. Saiu de 40 para 50 vagas permanentes e aumentou significativamente a oferta de refeições: de 3.800 no primeiro ano, para mais de 12 mil refeições anuais atualmente.
Para a subsecretária de Proteção Especial, Carla Scardua, o espaço representa a consolidação de uma política pública baseada na dignidade humana. “É uma unidade que respeita o direito à convivência familiar e comunitária, com atendimento humanizado e foco na cidadania”, destaca.
A secretária municipal de Assistência Social, Soraya Manato, reforça que a celebração marca mais do que um aniversário. “É a reafirmação do compromisso da gestão e dos trabalhadores do Suas e San com a proteção e o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade.”
Mais do que números, o aniversário do Abrigo 1 será uma homenagem às vidas transformadas e às trajetórias recomeçadas com dignidade e acolhimento.
Informações: PMV