A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) dá início às comemorações de seus 104 anos com uma noite especial de lançamento de livros e revistas literárias. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 30 de julho, das 18h30 às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada na Praça João Clímaco, no Centro de Vitória.
Durante a programação, serão lançados cinco livros e duas revistas, com distribuição gratuita ao público presente. As obras fazem parte do projeto “Incentivo à Cultura”, fruto de um convênio firmado em 1990 entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a AEL.
Entre os títulos que serão apresentados ao público estão:
Revista da AEL
Folha Literária
Coleção Escritos de Vitória: Causos de Vitória
Coleção Roberto Almada: Adelpho Poli Monjardim – Vida e Obra
Coleção José Costa: Saul de Navarro – A vida em sonhos
Coleção José Costa: Vento Sul, de Carmélia Maria de Souza
Coleção José Costa: História da Província do Espírito Santo, de Misael Ferreira Pena
Mais atividades comemorativas
Além do lançamento, a programação dos 104 anos da AEL inclui o concurso “Eu li um autor capixaba”, que vai premiar estudantes do ensino fundamental e médio – de escolas públicas e privadas – que se destacarem como leitores de obras de autores do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto, pelo e-mail euliumcapixaba@ael.org.br.
No dia 9 de setembro, será realizado o 1º Fórum das Academias de Letras do Espírito Santo, com atividades no período da tarde na Assembleia Legislativa e, à noite, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta.
A comemoração será encerrada no dia 11 de setembro, também no Palácio da Cultura, com uma solenidade festiva que contará com apresentação musical, homenagens e entrega de placas comemorativas.
AEL: mais de um século de história
Fundada em 4 de setembro de 1921, a Academia Espírito-santense de Letras é uma das mais tradicionais instituições literárias do Estado. Reunindo escritores, poetas, juristas, professores, cientistas e jornalistas, a AEL tem papel essencial na preservação da memória capixaba, na valorização da literatura local e na formação de novos leitores e autores.
📚 PROGRAME-SE
Evento: Lançamento de livros pelos 104 anos da AEL
Data: 30 de julho (quarta-feira)
Horário: 18h30 às 21h
Local: Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim – Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória
Distribuição: Gratuita
Realização: AEL e Prefeitura de Vitória / Secretaria Municipal de Cultura