Lançamento acontece no dia 28 de junho, no MAES, com acesso gratuito ao público
A cultura hip hop e as danças urbanas ganham mais um espaço de valorização no Espírito Santo. No dia 28 de junho, será lançado o site “Acervo Digital Encontros de Danças Urbanas” — uma plataforma online que reúne mais de 100 imagens e cerca de 20 vídeos que registram a memória dos encontros realizados desde 2009 pela União de Dançarines do Espírito Santo (UDES). O lançamento será realizado das 15h às 18h, no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), no Centro de Vitória, com entrada gratuita.
A iniciativa é da dançarina, educadora física e pesquisadora Yuriê Perazzini, fundadora da UDES. “Os encontros tinham como horizonte proporcionar espaços de formação, democratização, alegria, liberdade e união da diversidade, seja de gênero, classe, culturas e etnias, a partir de diferentes modalidades de dança, da música e da memória”, explica.
Além do site — disponível em www.acervoencontrosdedancasurbanas.com — o evento terá apresentação da DJ Thais Apolinário, projeções visuais, roda de conversa com depoimentos e o show musical “Pretaô”, com os artistas Ada Koffi e JaySant’. O público também poderá conferir uma prévia da websérie “Encontros de Danças Urbanas”, que será disponibilizada na plataforma.
Para Yuriê, o acervo é uma resposta ao apagamento histórico que atinge grande parte da juventude preta e periférica. “Quantos fazem parte da história e não sabemos? Quantas histórias seguimos contando sem registros?”, questiona.
“A dança é poder, é profissão e também possibilita cuidar da saúde a partir da autoestima. Hoje temos ferramentas que nos possibilitam novas construções de memórias, novos formatos de pesquisa e acesso, e é a partir desses horizontes que pretendemos contribuir para o fortalecimento da memória cultural capixaba”, afirma.
Curadoria e equipe
A curadoria do acervo é assinada por Yuriê Perazzini, Erica Vilhena e Nunah Alle Son, que trabalharam temas como coletividades, territórios, identidade visual, linguagens e moda urbana. O projeto também contou com a colaboração de escritores e pesquisadores como Erineusa Maria da Silva, Frank Ejara, Gal Martins, Leonardo Luiz (Rap Man), Ruth Rangel, Sabrina Abade e Zênia Cáo.
Selecionado no Edital 06/2023 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), voltado à preservação e valorização do patrimônio cultural capixaba, o projeto é um marco para a memória das danças urbanas no Estado e reforça o protagonismo de artistas pretos e periféricos na construção da cena cultural local.
Desde sua fundação, cerca de 40 pessoas passaram pela UDES, que hoje tem como sede o espaço cultural Casa Urbana (CASU), coordenado por Yuriê em Maruípe, Vitória.
📅 PROGRAMAÇÃO – LANÇAMENTO DO ACERVO DIGITAL
Data: 28 de junho (sábado)
Horário: 15h às 18h
Local: Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) – Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória
Entrada: gratuita
15h – Abertura com DJ Thaís Apolinário, projeções e exposição
16h – Lançamento do site, falas institucionais, roda de conversa e gravação de depoimentos
17h – Buffet e show “Pretaô”, com Ada Koffi e JaySant’
18h – Encerramento
🔎 SOBRE YURIÊ PERAZZINI
Capoeirista, dançarina, professora, coreógrafa e pesquisadora, Yuriê é uma das precursoras das danças urbanas no Espírito Santo. Fundadora da UDES em 2008, ela é também idealizadora da metodologia “Dance Fusion: Como descolonizar um corpo? – Método Moquear”.
🔗 SAIBA MAIS
📸 Site: www.acervoencontrosdedancasurbanas.com
📲 Instagram UDES: @encontrodedancasurbanas
📲 Instagram Yuriê: @yuriepam
📽️ YouTube: Canal de Yuriê Perazzini
🏠 Casa Urbana: @casuvix