Alexandra Rinder conquista mundial de bodyboarding em manhã histórica em Jacaraípe

Uma manhã de festa, emoção e consagração na Praia do Solemar, em Jacaraípe. A atleta austríaca Alexandra Rinder, nascida nas Ilhas Canárias, sagrou-se campeã mundial de bodyboarding 2025 na categoria Profissional durante o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, apresentado por Extrabom. A competição, última etapa da temporada do Circuito Mundial Feminino, vai até este domingo (21), reunindo atletas de 10 países.

Rinder garantiu seu terceiro título mundial com um feito marcante: conquistou a taça antes mesmo de entrar na água, graças à derrota da líder do ranking, a japonesa Namika Yamashita, nas quartas de final. A responsável pela virada foi a capixaba Neymara Carvalho, lenda do esporte e pentacampeã mundial, que brilhou com uma nota 9 e somou 15.65 pontos contra 11.75 da japonesa.

“Muito feliz. Um sonho realizado, conquistar esse título após 10 anos. Trabalhei muito para isso, para essa realização. Agradeço a todos. Agora é comemorar”, disse, emocionada, Alexandra Rinder.

A atleta já havia entrado para a história ao conquistar, em 2015, o título de campeã mundial mais jovem da modalidade, aos 16 anos. Com o resultado em Jacaraípe, chega ao tricampeonato, dez anos após sua primeira conquista.

Semifinais com Neymara, Luna e Josilani

A semifinal do Wahine Bodyboarding Pro será dominada por brasileiras. Além de Neymara Carvalho (foto), seguem na disputa sua filha, Luna Hardman, e a gaúcha Josilani Amorim. Completando o top 4, a portuguesa Filipa Broeiro. Neymara enfrenta Josilani na semifinal, enquanto Luna terá pela frente Filipa.

O campeonato, idealizado pela própria Neymara em 2021, é hoje uma das maiores competições de bodyboarding feminino do mundo. Com o nome “Wahine” — que significa “mulher” em havaiano — o evento presta homenagem à ancestralidade polinésia e valoriza o protagonismo feminino no esporte.

Um evento global com DNA capixaba

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 reúne atletas do Brasil, Áustria, Japão, Portugal, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Marrocos e Peru. Estão em jogo os títulos mundiais nas categorias Profissional, Pró Júnior e Máster, com premiação total de 45 mil dólares (cerca de R$ 240 mil).

A competição faz parte de um circuito internacional com quatro etapas: Agadir (Marrocos), Iquique (Chile), Sintra (Portugal) e o encerramento no Brasil, em Jacaraípe (Serra).

Organização e apoios

O evento é uma realização do Instituto Neymara Carvalho (INC) e da International Bodyboarding Corporation (IBC), com homologação da Confederação Brasileira de Bodyboarding. Tem patrocínio principal da ArcelorMittal, patrocínio máster do Governo do Espírito Santo, via LIEC, e da EDP Brasil, além de apoio do Grupo Coroa, Jaklayne Joias e Prefeitura da Serra.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.