O estudante Silvio Antunes, de 18 anos, aluno do Instituto Ponte – ONG Capixaba que oferece oportunidades educacionais que possibilitam ascensão social de jovens em vulnerabilidade social – acaba de conquistar uma bolsa de estudos integral na prestigiada Duke University, nos Estados Unidos.
Natural de Itapetininga (SP), Silvio faz parte do Instituto Ponte desde o segundo semestre de 2022. Além de Duke, ele foi aceito em cinco universidades americanas com bolsa de estudo: Carleton College, Marquette University, Central College e Haverford College. Também recebeu o aceite na University of Connecticut, porém sem bolsa. No final de agosto, o jovem embarca para os Estados Unidos, onde irá cursar a graduação em Economia, Políticas Públicas e Educação. Seu plano para o futuro é retornar ao Brasil para contribuir com a educação pública por meio de políticas educacionais.
O estudante concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Adherbal de Paula Ferreira e conheceu o Instituto Ponte por meio de uma professora, que, ao perceber sua dedicação e comprometimento, o incentivou a participar do processo seletivo da ONG. Ele é o primeiro de sua família a ingressar no ensino superior e a estudar no exterior, motivo de grande orgulho para familiares e amigos. Seu desempenho acadêmico é notável, com mais de 30 medalhas conquistadas em Olimpíadas Científicas e premiações em Harvard e Yale, além de se destacar em simulações da ONU e debates acadêmicos.
A experiência no Instituto Ponte inspirou seu sonho de atuar na área da educação. Ele percebeu o valor das oportunidades que recebeu e decidiu que fundaria seu próprio projeto para divulgar programas educacionais. “No IP, eu pude sentir na pele como um projeto bem estruturado pode transformar a vida de um estudante. Quero trabalhar com educação no setor público para gerar um impacto positivo e duradouro no cenário nacional”.
No próximo dia 9, ele estará em Vitória para participar do evento Ponte Day, uma noite promovida pelo Instituto Ponte para reunir alunos, parceiros, apoiadores do projeto e o empresariado capixaba engajado na transformação social por meio da educação. O evento tem como objetivo prestar contas aos parceiros do programa e fomentar novas conexões para apoio filantrópico.
O Instituto Ponte, fundado no Espírito Santo e com sede em Vitória, tem ampliado sua atuação e hoje atende 360 alunos em 12 estados brasileiros. A ONG identifica talentos em escolas públicas e em vulnerabilidade social, e oferece a esses jovens suporte educacional, aulas no contraturno e bolsas de estudo em escolas de excelência e em cursos de inglês, proporcionando oportunidades que transformam realidades, como a ascensão social em uma geração. O acompanhamento com os alunos vai desde a sétima série do fundamental até a conclusão do ensino superior, levando de 8 a 12 anos.
“No Instituto Ponte, o que eu mais gosto é o apoio que recebo de toda a equipe! Adorei participar das aulas de Desenvolvimento Pessoal e de Orientação Profissional, pois elas me ajudaram a entender quem eu sou, o que estou sentindo e quem quero me tornar”, compartilha Silvio.