Com recorde de inscritos, 34ª edição consagra vitória brasileira e consolida evento como um dos maiores do país
A 34ª edição da corrida Dez Milhas Garoto escreveu mais um capítulo de sua longa história neste domingo (28), entre a Praia de Camburi, em Vitória, e a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha. Foram 17 mil atletas amadores — recorde de participantes — que avançaram pelo percurso de 16.093 km, enquanto a elite travava uma disputa acirrada pelo pódio.
A grande conquista do dia foi da brasileira Nubia de Oliveira Silva, que recolocou o Brasil no lugar mais alto do pódio feminino após 18 anos. No masculino, o título ficou com o ugandense Mark Kiptoo, que venceu pela primeira vez no Espírito Santo.
Vitória brasileira histórica no feminino
A última vez que uma atleta brasileira venceu a prova foi em 2007, com Ednalva Laureano da Silva. Neste domingo, Nubia quebrou o jejum com o tempo de 57min27, apenas um segundo à frente da etíope Desta Abera Demise (57min28). A chegada foi extremamente disputada, com as demais atletas coladas:
Emily Chebet (Quênia) – 57min29
Amanda Aparecida de Oliveira (Brasil) – 57min30
Viola Jelagat Kosgei (Quênia) – 57min31
“Viemos em um pelotão de cinco a seis meninas até o final. Faltando 200 metros, olhei para o relógio e fui embora. Chamei por Deus: ‘Deus me abençoe e vamos lá’”, relatou a campeã, que participava pela primeira vez da Dez Milhas. “Adorei demais a prova e a energia do público. Com certeza vou voltar no ano que vem. Essa prova vai marcar minha vida”, completou, emocionada.
No masculino, pódio africano e brasileiro fecha no top 5
A expectativa de uma nova vitória brasileira no masculino, repetindo o feito de Altobeli Santos da Silva (campeão em 2023), foi frustrada. Mark Kiptoo, de Uganda, venceu com 46min54, seguido pelos quenianos Nicolas Kiptoo Kosgei (46min59) e Dismas Nyabira Okioma (48min27). O brasileiro Gleison da Silva Santos foi o quinto colocado, com 50min04.
“Foi minha primeira vez no Brasil e achei a corrida muito boa, bem organizada. Espero retornar em 2026 para defender meu título”, afirmou Kiptoo, que elogiou a estrutura da prova e afirmou não ter dificuldades na temida subida da Terceira Ponte.
Gleison comemorou o desempenho:
“É uma satisfação correr pela primeira vez essa prova tão tradicional e chegar entre os cinco primeiros. Venho de duas vitórias em provas de 10 km e resolvi vir para o Espírito Santo porque estou bem fisicamente. E foi bom”, declarou.
Emoção e superação: Chicletinho volta após acidente grave
Outro grande momento da edição 2025 foi a participação de Alequessandro de Paula Silva, conhecido como Chicletinho, que voltou a competir após um acidente de carro em março. Na época, ele voltava de uma prova em Barra Longa (MG), sofreu múltiplas fraturas e ficou em coma na UTI. Com garra e determinação, cruzou a linha de chegada em 10º lugar.
“Ainda estou em recuperação e sinto algumas dificuldades, mas deu tudo certo. Estou feliz em voltar a correr. Agora é continuar nesse processo de recondicionamento físico”, disse o capixaba.
Prova consolida estrutura de ponta e engajamento popular
A prova reafirmou sua fama de ser desafiadora e acolhedora ao mesmo tempo. Além da forte estrutura montada para os atletas, milhares de pessoas acompanharam a corrida ao longo do trajeto. Quem não pôde ir pôde assistir à prova pela transmissão ao vivo no canal da Yescom no YouTube.
“Foi uma corrida espetacular, tanto para quem participou quanto para quem acompanhou. Temos uma conexão especial com o Espírito Santo, e essa corrida é um legado. É uma festa do esporte e da cidade”, destacou Fabiano Marins, diretor da Fábrica da Garoto.
Resultados oficiais
Feminino Geral
Nubia de Oliveira Silva – 57min27
Desta Abera Demise – 57min28
Emily Chebet – 57min29
Amanda Aparecida de Oliveira – 57min30
Viola Jelagat Kosgei – 57min31
Masculino Geral
Mark Kiptoo – 46min54
Nicolas Kiptoo Kosgei – 46min59
Dismas Nyabira Okioma – 48min27
Yeneblo Biyazen Alehegn – 49min36
Gleison da Silva Santos – 50min04
Cadeirantes
Leonardo De Melo – 40min33
Melhores Capixabas
Feminino – Carolina Henrique Sardinha Silva – 1h08min12
Masculino – Marquézile Gabriel Piu – 56min06
Colaboradores Nestlé/Garoto
Feminino – Lioneide Souza dos Santos Vasconcelos – 1h16min56
Masculino – Diogão Gaino de Moraes – 1h01min55
Números da edição 2025: Dez Milhas, Garotada e Cachorrida
20.750 inscritos no total
• Dez Milhas: 17.000
• Garotada: 2.900
• Cachorrida: 850
1.200 pessoas na organização
216 mil garrafas de água distribuídas
21 mil kits de lanche e atleta
12 ambulâncias/UTIs móveis
80 profissionais de saúde
2.900 grades, 1.000 cavaletes e 1.000 cones
130 metros de arquibancada
3 dias de entrega de kits
R$ 220 mil em premiação
Coleta seletiva de resíduos
Transmissão oficial ao vivo no YouTube