Aprovada a urgência para projeto que proíbe cobrança por mala de mão em voos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (21), o regime de urgência para o Projeto de Lei 5041/25, de autoria do deputado federal Da Vitória (PP-ES), que garante o transporte gratuito de bagagens de mão em voos nacionais e internacionais.

Com a aprovação da urgência, a proposta seguirá diretamente para votação em plenário, sem necessidade de análise prévia pelas comissões temáticas. A medida acelera a tramitação e aumenta as chances de implementação rápida da proposta, que tem como objetivo proteger os consumidores e evitar novas tarifas sobre o transporte de bagagens.

“O brasileiro já paga uma das passagens aéreas mais caras do mundo. Em 2017, as companhias aéreas começaram a cobrar pelo despacho de bagagem com a justificativa de que o valor da passagem iria reduzir, o que não aconteceu. Agora querem cobrar pela bagagem de mão com o mesmo argumento. Já vimos esse filme antes e não vamos permitir”, afirmou o parlamentar capixaba.

O relator do projeto é o deputado Neto Carletto (Avante-BA), designado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.