A Comissão de Políticas Urbanas e Mobilidade da Câmara de Vitória aprovou o Projeto de Lei nº 147/2025, de autoria do vereador Bruno Malias, que determina que edifícios comerciais e estacionamentos privados reservem 10% das vagas para bicicletas e patinetes, por meio de bicicletários.
Segundo o autor, a proposta busca estimular o uso de modais sustentáveis e “assegurar vagas a outros meios de transporte, mais acessíveis e menos poluentes”.
Na mesma reunião, a Comissão também aprovou o Projeto de Lei nº 25/2025, do vereador Dárcio Bracarense, que autoriza a administração municipal a reconstruir e manter calçadas danificadas pela arborização urbana, pela instalação de mobiliário urbano ou por obras públicas municipais.
O texto prevê que os custos da recuperação possam ser cobrados do proprietário ou possuidor do imóvel beneficiado, exceto nos casos de hipossuficiência financeira comprovada por inscrição no CadÚnico ou em programas sociais.
Participaram da reunião os vereadores Davi Esmael (Republicanos), Armandinho Fontoura (PL), Luiz Emanuel (Republicanos), Luiz Paulo Amorim (PV) e Aylton Dadalto (Republicanos).
