Última etapa feminina do Circuito Mundial acontece entre 11 e 21 de setembro, em Jacaraípe, na Serra, com premiação recorde, presença das principais atletas do ranking e ações sociais e ambientais
As ondas da Praia de Jacaraípe, na Serra, vão receber, entre os dias 11 e 21 de setembro, as melhores atletas do bodyboarding mundial durante o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025. A etapa é a última do Circuito Mundial Feminino da IBC (International Bodyboarding Corporation) e deve reunir cerca de 120 atletas de mais de 10 países. As inscrições estão abertas no site oficial do circuito: www.ibcworldtour.com.
Com premiação total de 45 mil dólares (cerca de R$ 250 mil), o evento representa um crescimento de 28,5% em relação a 2024. Estão confirmadas atletas como a líder do ranking, Alexandra Rinder (Áustria), e a vice-líder Namika Yamashita (Japão). O Espírito Santo será representado por grandes nomes, como Neymara Carvalho, pentacampeã mundial e idealizadora do evento, Maíra Viana, atual campeã mundial, Maylla Venturini, tricampeã brasileira, e Bianca Simões, revelação do Instituto Neymara Carvalho.
“O Wahine é mais que um campeonato. É uma festa do bodyboarding feminino, de troca, força e representatividade. A cada ano o evento cresce, se fortalece e movimenta toda a comunidade”, afirma Neymara.
Além das disputas nas categorias Profissional, Pro Junior, Máster, Paratletas (categoria especial para amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais) e a comemorativa Mães & Filhos, o evento contará com ampla programação social e ambiental. Estão previstas atividades como aulão social, limpeza de praia, Desafio das Campeãs e uma roda de educação ambiental, além de espaço kids e o Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que prestará atendimento à comunidade durante todos os dias da competição.
Criado em 2021, o projeto Wahine homenageia o termo havaiano que significa “mulher” e busca resgatar a conexão ancestral com o Havaí, onde Neymara venceu duas das mais emblemáticas etapas de sua carreira, na icônica Praia de Pipeline.
Campeãs da edição 2024
Profissional: Sari Ohara (Japão)
Pro Junior: Luna Hardman (Brasil)
Máster: Mariana Nogueira (Brasil)
Deficientes Visuais: Renata Balzone
Mastectomizadas: Cristina Dantas
Amputadas: Carla Cunha
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 tem patrocínio máster da ArcelorMittal e é realizado pelo Instituto Neymara Carvalho (INC) em parceria com a IBC World Tour.