Com a Mesa Dinda, Bruna Rody reforça o protagonismo do design autoral sustentável; peça fica em exposição na Fiep, em Curitiba, até o dia 8
A arquiteta capixaba Bruna Rody, cofundadora e diretora criativa da Inspira Conceito e Design, conquistou o 3º lugar no Prêmio Design da Movelaria Nacional, na categoria Potencial Criativo, com a Mesa Dinda — uma peça que combina plástico reciclado e vidro fusing, técnica artesanal que reaproveita resíduos de vidro. O trabalho fica em exposição na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, até o dia 8 de novembro.
Resultado de uma pesquisa sobre materialidade e sustentabilidade, a Mesa Dinda propõe um novo olhar para o uso de resíduos industriais no mobiliário contemporâneo.
“Desenvolvi essa peça durante minha pesquisa no Istituto Europeo di Design (IED Brasil), explorando o potencial estético e funcional do plástico reciclado”, explica Bruna. “Minha trajetória no design sempre veio acompanhada de uma inquietação: criar além da escala arquitetônica, pensando o design na perspectiva do micro.”
O processo criativo da peça nasceu da experimentação: a base, esculpida em plástico reciclado, é resultado de testes para alcançar fusões de cores e texturas que valorizam a identidade do material. Já o tampo, feito em vidro fusing, reforça o conceito de circularidade e reaproveitamento de recursos.
“Este é apenas o primeiro passo de um caminho que seguirá evoluindo e se desdobrando em novas peças, reafirmando meu compromisso em unir design, estética e responsabilidade ambiental”, completa a arquiteta.
Além do design autoral, Bruna Rody assina projetos de arquitetura de interiores de alto padrão pela Invite Inc., como o Manami Ocean Living (Guarapari), o Vive Le Vin (Pedra Azul) e o Camillo,25 (Portugal), consolidando uma trajetória marcada pela inovação, pela sustentabilidade e pela integração entre mobiliário, arte e arquitetura.
