Assembleia aprova regra que pode alterar limites municipais

Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (1º), cinco projetos de lei em regime de urgência. Entre eles, destaca-se o Projeto de Lei (PL) 204/2025, de autoria dos deputados Marcelo Santos (União) e Gandini (PSD), que pode redefinir os limites territoriais de municípios capixabas. A nova regra condiciona os efeitos da Lei Estadual 10.600/2016 à aprovação dos municípios envolvidos e do governo estadual. Segundo os parlamentares, a medida busca solucionar conflitos gerados pela legislação atual.

Mudança para resolver impasses

Durante a discussão conjunta das comissões de Justiça e Finanças, os autores defenderam a proposta. O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, citou como exemplo os problemas entre Divino São Lourenço e Guaçuí. “O Estado editou a norma, mas ele mesmo não cumpre. A escola continua em Divino São Lourenço, mas foi passada por lei para Guaçuí. O TRE e outros órgãos também permanecem no município original, gerando insegurança jurídica”, explicou Santos.

O deputado Gandini destacou que alguns municípios desejam restabelecer os limites anteriores a 2016. Ele apresentou uma emenda ao PL para garantir que, enquanto os requisitos da Lei 10.600 não forem cumpridos, a legislação revogada permaneça em vigor.

Outras matérias aprovadas

Além do PL 204/2025, os deputados aprovaram outras propostas relevantes:

 PL 87/2025 – de Vandinho Leite (PSDB), denomina “Contorno Augusto Casagrande” um trecho da Rodovia ES-060, em Piúma.

 PL 141/2025 – de Marcelo Santos, declara de Utilidade Pública a Associação do Festival de Viola de Muniz Freire (AFEVI-MF).

 PL 192/2025 – de Dary Pagung (PSB), concede a Baixo Guandu o título de Capital Simbólica do Espírito Santoem sua data magna.

 Projeto de Resolução (PR) 5/2025 – permite a concessão da Comenda do Mérito Legislativo Gedelti Victalino Teixeira Gueiros à Igreja Cristã Maranata em 2025.

Informações e foto (Ellen Campanharo): Ales

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.