O Iate Clube do Espírito Santo realiza, no próximo dia 27 de maio de 2026, a 5ª edição do Jantar Além Mar, evento beneficente promovido em parceria com a Fundação Beneficente Praia do Canto. A iniciativa tem como objetivo arrecadar recursos para ampliar o atendimento a crianças e adolescentes da região da Grande São Pedro, em Vitória. Consolidado no calendário social capixaba, o jantar reunirá 18 chefs da gastronomia local, que participam de forma voluntária na construção de um menu variado. A proposta é oferecer uma experiência completa, com pratos que vão da culinária regional a influências internacionais, como a italiana e a libanesa, além de sobremesas autorais. Os recursos arrecadados serão destinados à expansão da capacidade da Fundação, que pretende abrir mais 120 vagas a partir de agosto, passando de 240 para 360 atendidos diariamente. A instituição acolhe crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, moradores de São Pedro, matriculados na rede pública e inscritos no CadÚnico, com atividades nas áreas de alimentação, educação, cultura e inclusão digital. O comodoro do Iate Clube do Espírito Santo, Fabiano Pereira, destaca o papel social da iniciativa. “O Iate Clube tem em sua essência o compromisso com ações que impactam positivamente a sociedade. O Jantar Além Mar traduz esse propósito ao reunir pessoas em torno de uma experiência de excelência, com um objetivo maior, que é contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes carentes”, afirmou. A diretora voluntária da Fundação Beneficente Praia do Canto, Patrícia Asseff, ressalta a importância do evento para a continuidade das atividades. “O Além Mar é uma oportunidade de mobilizar a sociedade em torno de uma causa que transforma vidas. Temos uma fila de espera de mais de 600 crianças aguardando uma vaga na Fundação. Com essa edição, buscamos dar um passo importante na ampliação do nosso atendimento, alcançando ainda mais crianças e famílias da região, queremos abrir mais 120 vagas em agosto. Existem obras de infraestrutura que precisam ser feitas na instituição, e empresas e apoiadores que quiserem conhecer serão muito bem-vindas por lá!”, afirmou. Chefs confirmados Dunga Dantas – Aquamarine Restaurante Danilo Faria – Suzushi Restaurante Caio Maia – Banzai Dekki Ivan Di Cesare – La Dolina Gabriel Bordoni – Tatá – Cozinha de Origem Paulo Tessarolo Monica Castelli – Nóz Cozinha Afetiva Raissa Franzotti – Delicatus Renata Furlanetti – Consuelo Cuisine Mariella Salles Vinicius Cavalcante – Pepe / Eliah João Luiz Mendes – Boteco do João Júlia Faria – Daju / Solar da Praia Toninha Denadai – Grupo Mãos do Coração Brígida Alexandre – Cedrus Líbani Sâmia Sassine – Mimos do Líbano Flávia Gama – Chocolateria Brasil Guilherme Barutti – Gelateria Barutti Serviço Jantar Além Mar – 5ª edição Data: 27 de maio de 2026 (quarta-feira) Horário: 19h30 Local: Iate Clube do Espírito Santo Ingressos: disponíveis nas redes sociais das instituições e pelo site meubilhete.com.br Valor: R$ 490 por pessoa
Cantor capixaba Sandrera lança álbum “Inteligência Armorial” no dia 6 de maio
O cantor e compositor capixaba Sandrera lança, no próximo dia 6 de maio, o álbum “Inteligência Armorial”, projeto que propõe uma reflexão sobre o momento atual da música, marcado pelo avanço da inteligência artificial e pelas transformações no processo criativo. No anúncio do lançamento, o artista apresenta a obra com a seguinte definição: “Tá chegando! Tá chegando! Dia 06/05 chega ao mundo — a todos e a qualquer coração — Inteligência Armorial. Um álbum humano, utópico e do agora, com um pé na história e o outro no futuro.” Sandrera também aborda as mudanças no cenário musical contemporâneo e o impacto das novas tecnologias na criação artística. “Vivemos um novo momento na música: o compositor de prompt, e a caravana segue. Vejo, através da fresta da janela do futuro, um novo cenário surgindo, onde muitos músicos se tornarão covers de IA.” Reflexão sobre o futuro da música O cantor ainda destaca os desafios enfrentados pelos artistas diante desse novo contexto. “E a caravana vai continuar seguindo, o mercado mudando e os artistas se camuflando feito camaleão em ambiente diferente, buscando sobreviver.” Ao mesmo tempo, reforça sua escolha por manter um processo criativo tradicional. “Sigo trabalhando à moda antiga: papel, caneta e coração. A cada álbum que lanço, deixo parte de mim. Minhas canções continuam espelhando o momento que vivo. Compor, pra mim, é o meu jeito de respirar.” Sobre o conceito do novo trabalho, o artista afirma: “Inteligência Armorial chega trazendo minha concepção do que li nos livros, ouvi nos discos e vivi.” Ele também cita uma referência da música brasileira ao destacar um ensinamento do cantor e compositor Ednardo: “E jamais esqueço do que me disse Ednardo no vinil: ‘Primeiro se deve viver pra depois poetar’.” Ao comentar sobre a produção musical feita por inteligência artificial, Sandrera faz uma crítica direta: “E na música feita por IA é assim: ela não vive, ela só copia e cola.”
Governador realiza 1ª reunião com secretariado e destaca importância da continuidade
O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, realizou na manhã desta quarta-feira (29) a primeira reunião de alinhamento com sua equipe de secretários de Estado. O encontro aconteceu no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória, e teve como objetivo definir diretrizes estratégicas e prioridades da gestão para os próximos meses. Durante a reunião, o governador destacou a importância da continuidade administrativa e da aceleração de projetos estruturantes em todo o Estado. Segundo ele, o ritmo de trabalho será pautado pela agilidade e pelo foco em resultados que impactem diretamente a população. “O recado para a equipe foi claro: foco total nos resultados, nas entregas e na eficiência da máquina pública. O Espírito Santo não para e o capixaba tem pressa. Com muito foco e trabalho, vamos seguir acelerando essa máquina e garantir que nosso Estado continue avançando com responsabilidade e inovação”, afirmou Ricardo Ferraço. O governador assumiu o mandato no dia 2 de abril e promoveu uma minirreforma administrativa após a saída de parte do secretariado, que deixou o governo para se preparar para as eleições deste ano. Com a nova configuração consolidada, a reunião teve como foco manter o equilíbrio fiscal do Estado — uma das principais marcas da gestão capixaba — ao mesmo tempo em que amplia a capacidade de investimento. O encontro contou com a participação de todos os secretários de Estado e chefes de órgãos autárquicos, que apresentaram diagnósticos iniciais de suas respectivas áreas.
Mutirão Sustentável reúne vozes dos territórios para discutir soluções climáticas no ES
Na Associação Quilombola de Córrego do Palmito, em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, a agricultora Joselma da Conceição Barbosa Martins, de 51 anos, já percebe no cotidiano os impactos das mudanças climáticas sobre a produção agrícola. “O meu avô, Antônio Ramiro dos Santos, descendente de africanos escravizados, foi o primeiro a chegar na região, na década de 1950. Ele limpou o terreno e começou a plantar. Três anos depois de sua chegada, casou e constituiu família. A ideia dos quintais produtivos foi dele e a tradição se mantém viva até hoje”, conta. O quintal produtivo da família reúne oito lotes e cerca de 20 pessoas. No local, são cultivados mandioca, pimenta-do-reino, corante e feijão, além da criação de galinhas. A antiga Casa de Farinha segue em funcionamento. “A gente produz para consumo próprio, mas o que sobra é comercializado”, afirma. Segundo Joselma, as mudanças no clima têm afetado diretamente o ciclo de produção. “Na época do meu avô, a plantação seguia o ciclo da lua, porque a estação de chuva tinha data certa. Agora, não temos mais essa precisão. A única solução é a pequena irrigação, mas quando esquenta demais, nem isso adianta. Dependendo da situação climática, existe o risco de a gente perder toda a produção, o feijão é o maior problema”, relata. A realidade vivida por comunidades como a de Joselma reflete um cenário mais amplo. Dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima apontam intensificação de eventos extremos no país, como secas prolongadas, chuvas intensas, enchentes e ondas de calor, além de crises hídricas e energéticas mais frequentes. De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, cerca de 16 milhões de pessoas foram afetadas por desastres climáticos no Brasil em 2023. No Espírito Santo, o cenário acompanha essa tendência, com exposição a enchentes, secas e incêndios florestais, além de impactos relacionados a extremos de temperatura, especialmente no litoral. Nesse contexto, o Mutirão Sustentável — formação em ação climática — será realizado nos dias 7 e 8 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória. O evento é gratuito e reunirá representantes de comunidades tradicionais, juventudes, agricultores familiares, lideranças locais, academia e poder público, com foco no desenvolvimento sustentável e na justiça climática. O projeto é coordenado pela Plataforma CIPÓ, em parceria com a Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, e conta com viabilização por emenda parlamentar da deputada federal Jack Rocha. A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, destaca que a agenda climática internacional abre espaço para ações locais. “Ao valorizar as experiências do Espírito Santo, a iniciativa aposta na ampliação da articulação entre a agenda climática internacional e soluções já em curso em nível local, ampliando sua visibilidade e suas possibilidades de fortalecimento e replicação”, afirma. Já a deputada Jack Rocha ressalta a urgência do tema. “Não existe mais espaço para tratar a crise climática como um problema distante. No Espírito Santo, isso significa menos produção no campo, mais dificuldade para quem vive da agricultura e mais risco para quem mora nas encostas e nas periferias. Portanto, esse problema já está no prato vazio e no risco de perder a casa. Não dá mais para ficar batendo na mesma tecla sobre se a crise climática existe. A ciência já respondeu essa pergunta. O que falta agora é decisão política e soluções efetivas. Não se trata de uma agenda ambiental, é agenda de sobrevivência, renda e dignidade”, afirma. A programação inclui atividades formativas, debates e dinâmicas colaborativas, com foco na valorização dos saberes dos territórios e no fortalecimento de redes locais. A iniciativa dá continuidade ao primeiro encontro realizado em novembro do ano passado, ampliando agora o engajamento e a participação social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. As vagas são limitadas. Fotos: Associação Quilombola de Córrego do Palmito, em Jaguaré. Divulgação
Refis Vila Velha 2026 entra em vigor na segunda-feira (4) com descontos de até 95%
O Programa de Regularização Fiscal da Prefeitura de Vila Velha (Refis 2026) entra em vigor na próxima segunda-feira (4), permitindo a negociação de débitos tributários e não tributários com parcelamento em até 60 vezes. Os descontos em juros e multas podem chegar a 95%, conforme a modalidade de pagamento escolhida pelo contribuinte. Para aderir, será exigida entrada mínima de 10% do valor consolidado da dívida. O programa contempla débitos inscritos ou não em Dívida Ativa, incluindo valores já ajuizados, protestados ou com exigibilidade suspensa. A iniciativa busca ampliar as condições para que contribuintes regularizem pendências junto ao município. A adesão pode ser feita de forma online, por meio do link: https://tributacao.vilavelha.es.gov.br/tbw/loginCNPJContribuinte.jsp?execobj=ContribuintesWebRelacionados. Também é possível realizar o procedimento presencialmente, na Coordenação de Atendimento ao Contribuinte, localizada no térreo da Prefeitura de Vila Velha, na Avenida Santa Leopoldina, nº 840, em Coqueiral de Itaparica, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (27) 3149-7235. O Refis 2026 seguirá até o dia 7 de dezembro e será dividido em três fases, com condições específicas ao longo do período. Os maiores descontos serão concedidos na primeira etapa, que vai de 4 de maio a 31 de agosto. A segunda fase ocorrerá de 1º de setembro a 16 de outubro, e a terceira, de 17 de outubro a 7 de dezembro. A proposta, de autoria do prefeito Arnaldinho Borgo, foi aprovada pela Câmara Municipal na segunda-feira (27), sancionada pelo Executivo e publicada no Diário Oficial do Município na terça-feira (28). Segundo o prefeito, a expectativa é facilitar a regularização por parte dos contribuintes e ampliar a capacidade de investimento do município. “Com esses incentivos, esperamos minorar dificuldades referentes à cobrança da Dívida Ativa, incrementar a arrecadação, ampliar os investimento e reduzir custos com cobranças cartorárias e processos judiciais, que são morosos e penalizam os contribuintes com acréscimos de encargos”, afirmou. A secretária municipal de Finanças, Adinalva Prates, informou que o programa também permitirá a inclusão de débitos tributários objeto de notificação, intimação ou autuação, desde que tenham sido espontaneamente confessados ou declarados pelos contribuintes. De acordo com a secretária, a adesão ao Refis 2026 estará condicionada à desistência de ações judiciais e administrativas movidas contra o município e que estejam em curso. Entre as metas do programa estão a regularização de créditos com baixa probabilidade de recuperação imediata, o aumento da arrecadação em curto e médio prazos, o fortalecimento da relação entre o Fisco e os contribuintes, a atualização do cadastro de inscritos em Dívida Ativa e a promoção de justiça fiscal. Serviço Programa de Regularização Fiscal – Refis Vila Velha 2026 Objetivo: Quitação ou parcelamento de débitos tributários e não tributários, com descontos de até 95% em juros e multas e parcelamento em até 60 vezes. Quem pode aderir: Contribuintes com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2025, inscritos ou não em Dívida Ativa. Prazo: De 4 de maio a 7 de dezembro de 2026. Adesão online: https://tributacao.vilavelha.es.gov.br/tbw/loginCNPJContribuinte.jsp?execobj=ContribuintesWebRelacionados Adesão presencial: Coordenação de Atendimento ao Contribuinte – Térreo da Prefeitura de Vila Velha, Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. Informações: (27) 3149-7235.
Hipertensão ameaça a saúde dos rins e já atinge 30% dos brasileiros
A hipertensão arterial, condição que afeta cerca de 30% da população adulta no Brasil, tem avançado de forma silenciosa e preocupante. Dados do Ministério da Saúde, por meio da pesquisa Vigitel, indicam que metade das pessoas com pressão alta sequer sabe que convive com a doença, um fator que agrava ainda mais os riscos associados. Tradicionalmente ligada a problemas cardiovasculares, como infarto e AVC, a hipertensão também tem impacto direto sobre os rins. De acordo com especialistas, a doença está entre as principais causas de doença renal crônica e insuficiência renal. Segundo o cardiologista da MedSênior, Augusto Neno, a pressão alta provoca danos progressivos aos vasos sanguíneos dos rins, comprometendo sua capacidade de filtrar o sangue. “A hipertensão arterial acelera o dano aos vasos dos rins e a perda da função renal. Ao mesmo tempo, rins já comprometidos contribuem para a elevação da pressão, criando um ciclo prejudicial para o paciente”, explica. Esse ciclo se intensifica porque a hipertensão afeta os glomérulos, estruturas responsáveis pela filtragem do sangue, o que agrava ainda mais o quadro. O controle rigoroso da pressão arterial é, portanto, essencial para preservar a função renal e evitar complicações. Nos estágios iniciais, tanto a hipertensão quanto a insuficiência renal podem não apresentar sintomas. Ainda assim, níveis elevados e de difícil controle da pressão arterial podem ser um sinal de alerta para problemas renais. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a progressão da doença. Exames simples, como a dosagem de creatinina no sangue e a análise de albumina na urina, ajudam a identificar alterações na função renal. Com o avanço do quadro, sintomas como inchaço nas pernas e tornozelos, inchaço ao redor dos olhos e urina espumosa podem surgir como sinais de perda de proteínas pela urina. Nos últimos anos, os casos de hipertensão no Brasil cresceram 3,7%, o que reforça a necessidade de conscientização. O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, é um momento importante para alertar a população. A doença, caracterizada pela elevação constante da pressão sanguínea nas artérias, está associada a fatores como sedentarismo, alimentação rica em sal, obesidade, consumo de álcool, tabagismo, envelhecimento e predisposição genética. Hábitos saudáveis fazem a diferença A adoção de um estilo de vida saudável é a principal estratégia para prevenir a hipertensão. Alimentação equilibrada e prática regular de atividade física são pilares fundamentais. Exercícios físicos ajudam a controlar o peso, reduzir colesterol e triglicerídeos e, consequentemente, melhorar os níveis de pressão arterial. Já a alimentação deve priorizar alimentos naturais e reduzir drasticamente o consumo de sódio. A recomendação é de até dois gramas de sal por dia, número bem abaixo da média nacional, que chega a cerca de sete gramas diárias. Como prevenir a hipertensão e proteger os rins • Reduza o consumo de sal e evite alimentos industrializados • Pratique atividade física regularmente, ao menos 30 minutos, cinco vezes por semana • Mantenha o peso corporal adequado • Evite o consumo de álcool • Não fume • Controle o estresse • Faça check-ups regulares, incluindo exames de sangue e urina • Monitore a pressão arterial com frequência
Encontro VivaOceano 2026 discute o futuro dos oceanos no dia 24 de junho, em Vitória
Vitória vai sediar, no dia 24 de junho, a segunda edição do vivaOceano, considerado o maior encontro capixaba dedicado às Ciências Oceânicas. O evento reúne pesquisadores, especialistas, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater temas ligados ao mar, à sustentabilidade e à chamada economia azul. A nova edição dá continuidade ao projeto realizado em 2025, que consolidou o encontro como um espaço de conexão entre ciência, inovação e desenvolvimento sustentável. Na primeira edição, o evento promoveu palestras, painéis e mesas de debate sobre conservação marinha, economia do mar, logística portuária, pesca, maricultura e zoneamento costeiro, reunindo nomes da academia, do setor produtivo e de organizações ambientais. Realizado pelo Instituto Arandu, o vivaOceano tem como proposta aproximar a produção científica da sociedade, incentivando soluções inovadoras para o uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros. A iniciativa também busca ampliar o debate sobre a importância estratégica dos oceanos para o desenvolvimento econômico e ambiental do Espírito Santo. Programação do 2º Encontro VivaOceano (24 de junho) Manhã 8h – Credenciamento 8h15 – Solenidade de Abertura 8h45 – Mesa redonda: Políticas nacionais e estaduais para os oceanos 10h15 – Café de integração 10h30 – Mesa redonda: Economia do Mar 12h00 – Almoço Tarde 13h00 – Gestão Integrada de Orla 14h30 – Impactos de acidentes ambientais nos manguezais no Espírito Santo 15h00 – Café de integração 15h15 – Importância das unidades de conservação no Espírito Santo 16h45 – Correntes oceânicas e mudanças climáticas 17h15 – Iniciativas nos oceanos: exploração mineral 17h45 – Encerramento Realização e apoios O VivaOceano 2026 conta com patrocínio da FAPES e do BANDES. A realização é do Instituto Arandu, com organização da A2 Eventos e apoio da UFES e do SEBRAE. O evento reforça o posicionamento do Espírito Santo como um polo estratégico para discussões sobre o uso sustentável dos oceanos e o desenvolvimento da economia do mar. O link para inscrições será divulgado em breve aqui no News ES.
Paulo Ricardo, Capital Inicial e Biquini lideram o Vibra Rock na Praça do Papa
O Vibra Rock Brasil retorna a Vitória no próximo dia 2 de maio de 2026 com uma programação ampliada e proposta de experiência completa para o público. O festival será realizado na Praça do Papa e promete 12 horas de evento, reunindo música, gastronomia, cultura e entretenimento para todas as idades. Após o sucesso da primeira edição — que atraiu milhares de pessoas e arrecadou mais de 7 toneladas de alimentos — o evento se consolida no calendário nacional de festivais. A edição de 2026 aposta em uma estrutura ainda mais robusta, com dois palcos, áreas temáticas, ativações culturais e vista privilegiada para um dos principais cartões-postais da capital capixaba. Com abertura dos portões às 11h, o festival reforça o conceito familiar, oferecendo Espaço Kids e entrada gratuita para crianças de até 12 anos, desde que acompanhadas pelos responsáveis. A proposta permite que famílias aproveitem o início da programação e retornem ao evento ao longo do dia. Experiência além dos shows Mais do que apresentações musicais, o Vibra Rock Brasil aposta em um ambiente de convivência e permanência. Entre os destaques estão feira de vinil, barbearia, estúdio de tatuagem e piercing, além de pubs temáticos e uma praça gastronômica diversificada com opções como Don Camaleone, N1 Chicken e Bob’s. A estrutura também inclui uma ampla área dedicada ao público infantil, com atrações como brinquedos infláveis, cama elástica, touro mecânico e venda de itens como pipoca, churros, milk-shake e hambúrguer. Line-up reúne grandes nomes do rock nacional O festival será liderado por três grandes atrações: Paulo Ricardo, Capital Inicial e Biquini, que chegam a Vitória com turnês comemorativas e novos projetos. O Capital Inicial apresenta a turnê “Música Urbana”, marcando o retorno da banda ao formato elétrico após o sucesso do projeto “Acústico 25 Anos”. O repertório reúne clássicos como “Primeiros Erros”, “Natasha” e “A Sua Maneira”, além de faixas recentes do EP “Movimento”. Paulo Ricardo sobe ao palco com a turnê “Paulo Ricardo XL”, celebrando 40 anos de carreira. O show revisita diferentes fases do artista, incluindo sucessos do RPM e músicas marcantes como “Louras Geladas”, “A Cruz e a Espada” e “Vida Real”. Já o Biquini apresenta a turnê “A Vida Começa aos 40”, comemorando quatro décadas de trajetória com um repertório que inclui hits como “Tédio”, “Vento Ventania” e “Zé Ninguém”, além de novidades e surpresas preparadas para a ocasião. Valorização da cena capixaba Além das atrações nacionais, o festival também abre espaço para artistas do Espírito Santo. Ao todo, sete bandas locais integram a programação, distribuídas entre os palcos e espaços temáticos. No palco principal, se apresentam Dona Fran, Ubando, Saulo Simonassi e o DJ John nos intervalos. Já os espaços PUB 426 e Motor Rockers recebem nomes como Duets, 90eTal, STP Projects — com tributo a Stone Temple Pilots e Alice in Chains — e Sucupira Projects, com homenagem a Ozzy Osbourne. Serviço Vibra Rock Brasil 2026 Data: 2 de maio de 2026 Local: Praça do Papa — Vitória (ES) Abertura dos portões: 11h Atrações: Paulo Ricardo, Capital Inicial, Biquini, Dona Fran, 90eTal, Ubando, Duets, Saulo Simonassi, STP Projects, Sucupira Projects e DJ John Ingressos: a partir de R$ 110 Vendas: https://zig.tickets/eventos/vibra-rock-2026 Pontos físicos sem taxa: Pub 426, Motor Rockers 426 e 247 Bebidas Classificação: Crianças até 12 anos não pagam De 12 a 16 anos: meia-entrada com presença dos responsáveis Realização: Booa Produções e Backstage Eventos
Eleitor em Dia: prazo para regularizar título termina em 6 de maio
Faltam nove dias para o encerramento do prazo para regularização da situação eleitoral antes das Eleições 2026. Até o dia 6 de maio, eleitoras e eleitores podem realizar a coleta biométrica, emitir o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral, atualizar dados cadastrais ou regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral. A partir de 7 de maio, o cadastro será fechado para a organização do pleito. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo informou que vai ampliar o horário de atendimento dos cartórios eleitorais em todo o estado entre os dias 2 e 6 de maio. O prazo final corresponde aos 150 dias que antecedem a eleição, marcada para o dia 4 de outubro, período necessário para a preparação da logística da votação, incluindo a definição das seções eleitorais e a produção de materiais. Nos dias 2 de maio (sábado) e 3 de maio (domingo), os cartórios eleitorais funcionarão das 12h às 18h. Já nos dias 4, 5 e 6 de maio, o atendimento será ampliado, com funcionamento das 9h às 18h. Confira o endereço do cartório eleitoral mais próximo aqui: https://www.tre-es.jus.br/atendimento/zonas-eleitorais/enderecos-e-telefones
Novo livro do economista Fabrício Augusto de Oliveira questiona se teorias explicam o capitalismo
Uma das principais inquietações da teoria econômica – se as doutrinas tradicionais conseguem, de fato, explicar o funcionamento da economia capitalista – está no centro do mais recente trabalho do economista Fabrício Augusto de Oliveira. Após trajetória dedicada à análise da economia brasileira e dos sistemas tributários, o autor passou a desenvolver um amplo programa de pesquisa voltado à compreensão das diferentes correntes do pensamento econômico. O projeto editorial, publicado pela Editora Contra Corrente, tem como proposta apresentar de forma didática as principais escolas econômicas, destacando divergências na interpretação dos fenômenos e nas soluções propostas ao longo da história. O primeiro volume da série, dedicado à economia política clássica, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2024. No terceiro volume da obra, recém-lançado, o autor parte de uma questão central: até que ponto a economia dominante consegue descrever o comportamento humano. Inspirado nas críticas do psicólogo e economista Daniel Kahneman ao conceito de “homo economicus”, o livro investiga as origens, pressupostos e limitações da escola neoclássica, que ainda exerce forte influência sobre a teoria econômica contemporânea. A publicação também dedica espaço à Escola Austríaca e à Teoria Austríaca do Capital, abordando suas tentativas de explicar os ciclos econômicos e as limitações dessas abordagens diante de crises. O autor examina ainda o colapso das bases da teoria neoclássica após a crise de 1929 e a ascensão das ideias de John Maynard Keynes, que propuseram alternativas aos mecanismos automáticos de equilíbrio defendidos pela ortodoxia. Antes deste lançamento, já haviam sido publicados dois volumes da série: A Economia Política Clássica: a construção da Economia como ciência (1776-1870), em 2023, e Karl Marx: a luta pela emancipação humana e a crítica da Economia Política (1818-1883), em 2025. Autor Fabrício Augusto de Oliveira é doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp e atualmente atua como professor da Escola do Legislativo do Estado de Minas Gerais. Também é consultor em economia do setor público e economia brasileira. Ao longo da carreira, foi professor da PUC-MG, da UFMG, da Unicamp, da UFES e da Fundação João Pinheiro. No setor público, ocupou o cargo de secretário-adjunto da Fazenda de Minas Gerais durante o governo de Itamar Franco. O economista foi reconhecido com o 1º lugar no Prêmio Brasil de Economia, em 2011, pelo livro Economia e Política das Finanças Públicas no Brasil, e com o 2º lugar em 2020, com a obra Governos Lula, Dilma e Temer: do espetáculo do crescimento ao inferno da recessão e da estagnação. Serviço O livro pode ser adquirido diretamente no site da editora: https://www.editoracontracorrente.com.br/checkout ou nas principais livrarias. O preço é de R$ 117,00.