A 11ª edição do festival será dividida em dois momentos gratuitos: nesta quinta-feira (10), com oficinas no HubES+, e no domingo (13), com uma maratona de shows no Oásis Beach Club, em Vitória.
Um dos eventos mais aguardados do Carnaval capixaba, o Baile Voador está de volta com sua 11ª edição, trazendo uma programação gratuita e cheia de energia. A festa principal acontece neste domingo (13), das 14h às 22h, no Oásis Beach Club, na Praia de Camburi, em Vitória.
Realizado pela Sagui Produções com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), o festival terá entrada gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos pelo site www.zigtickets.com, a partir desta terça-feira (8), às 12h. Para acessar o evento, é necessário apresentar o ingresso digital junto com 1kg de alimento não perecível. A capacidade do local é de 3 mil pessoas.
A banda Bloco Voador é uma das atrações
Palco para a diversidade musical
No domingo, o público vai curtir uma maratona de oito horas com atrações que exaltam os ritmos e as tradições do Carnaval de rua. Estão confirmados:
• Bloco Voador (banda)
• Bloco Coisa de Negres (banda)
• Bloco Afro Kizomba (banda)
• Bloco Subúrbio (DJ)
• Puta Bloco (DJ)
• Bloco Kustelão (show da ressaca)
E encerrando a festa com chave de ouro, a icônica Banda Olodum leva ao palco clássicos do samba-reggae como “Faraó”, “Requebra” e “Nossa Gente (Avisa Lá)”. Fundado em Salvador, o Olodum é símbolo da luta contra o racismo e da valorização da cultura afro-brasileira.
Antes da folia, formação e reflexão
Na quinta-feira (10), das 9h às 20h, o Baile Voador promove um ciclo de ações formativas gratuitas no HubES+, no Centro de Vitória. As atividades buscam fortalecer o Carnaval de rua como expressão cultural, econômica e cidadã.
Confira a programação:
• Oficina de Podcast e Conteúdo Digital
Das 9h às 12h, com Estevão de Paula (diretor e editor audiovisual). São 20 vagas voltadas para jovens de comunidades periféricas da Grande Vitória, especialmente estudantes de escolas públicas.
• Roda de Bate-papo: “Desafios do Carnaval de Rua de Vitória”
Das 14h às 17h, com o historiador Marcus Vinicius Sant’Ana. São 20 vagas para moradores do Centro Histórico, representantes de blocos e coletivos culturais, estudantes e profissionais da cultura.
• Palestra: “Respeito à Diversidade e Cidadania”
Das 18h às 20h, com a ativista LGBTQIA+ Deborah Sabará. A atividade é destinada a ambulantes, equipes de segurança e limpeza do evento.
As inscrições para as ações formativas estão sendo feitas via Instagram do evento: @bailevoador
Folia inclusiva e sustentável
Segundo o diretor da Sagui Produções, Bruno Lima, o Baile Voador reafirma seu compromisso com a inclusão, a valorização da cultura capixaba e o desenvolvimento sustentável. “Queremos oferecer uma experiência cultural que celebre nossas tradições e projete novas possibilidades para o futuro”, afirma.
Sobre o Baile Voador
Desde 2014, o festival promove Carnaval com propósito. Já reuniu mais de 1 milhão de pessoas em dez edições no Clube Álvares Cabral, trazendo nomes como BaianaSystem, Gilsons e Orquestra Voadora, ao mesmo tempo em que fortalece artistas locais.
Com foco em sustentabilidade, economia criativa e ocupação cultural de espaços públicos, o Baile Voador também movimenta o turismo e a economia da capital capixaba, ajudando a posicionar Vitória como referência cultural no Espírito Santo.
Informações e foto: Divulgação do evento