Hub já promoveu mais de mil conexões entre empresas e startups, com impacto direto em setores como engenharia, saúde, sustentabilidade e logística
Vitória, junho de 2025 – O maior hub de inovação do Espírito Santo, o Base27, celebra cinco anos de atuação com resultados que consolidam sua relevância no cenário regional e nacional. Desde a fundação, em meio à pandemia, o hub promove conexões estratégicas entre grandes empresas, startups, universidades e investidores, impulsionando soluções tecnológicas que já transformam diferentes setores da economia.
Entre os casos de sucesso está a parceria entre a Fortes Engenharia e a startup Mental Pro, que proporcionou uma redução de 46% nos sinais de adoecimento mental em 2022 e de 67% em 2023, ao implementar ações de bem-estar psicológico. Já com a startup SGPAR, também conectada via Base27, a Fortes otimizou a gestão de seus canteiros de obra, aumentando em 43% a produtividade. A parceria se fortaleceu e evoluiu para a oferta conjunta da solução no mercado.
No campo da sustentabilidade, a Eco55, nascida no ecossistema do hub, atuou ao lado da EDP no mapeamento da pegada de carbono da cadeia de fornecedores da concessionária, contribuindo com a transição para uma economia de baixo carbono. Outro destaque é a colaboração entre a Espiral Engenharia e a startup Melvin, que trouxe mais eficiência à manutenção de equipamentos por meio de digitalização e controle de processos.
“O Base27 é um hub de inovação dedicado a gerar negócios por meio da conexão entre empresas, startups, universidades e investidores. Com foco em setores estratégicos, como engenharia, construção civil, indústria e logística, fomentamos soluções que aumentam a competitividade regional e nacional. Os resultados desses cinco anos mostram que estamos no caminho certo”, afirma Michele Janovik, CEO do Base27.
Números e reconhecimento
Hoje, o hub conta com mais de 40 empresas mantenedoras e patrocinadoras e mantém conexão com uma rede de mais de 180 startups. Foram mais de 1.000 conexões promovidas, impactando diretamente cerca de 1.600 profissionais e mais de 13 mil estudantes por meio de ações formativas.
Reconhecido nacionalmente, o Base27 foi eleito em 2023 um dos 25 hubs de inovação que mais geram negócios no país, segundo o ranking 100 Open Startups. Em 2024, alcançou o primeiro lugar entre os ambientes privados de inovação no Espírito Santo.
Com sede em Vitória, o hub nasceu de uma iniciativa de empresários da construção civil e engenharia, que, diante dos desafios da pandemia, viram na inovação uma resposta para manter a competitividade. O primeiro ano de operação foi 100% online, mas a proposta sempre foi clara: fomentar a colaboração e o desenvolvimento sustentável, posicionando o Espírito Santo como referência em inovação no Brasil.