A cachaça Dose Clássica Cristal, produzida em Santa Cruz, Aracruz, foi eleita a melhor da América Latina e conquistou a medalha Gran Ouro no Catad’Or World Spirits Awards 2025, no Chile, uma das competições mais prestigiadas de destilados do continente. O resultado confirma o destaque internacional da marca e coloca o Espírito Santo entre os principais produtores de cachaça artesanal de excelência.
Com a conquista, a Dose Clássica Cristal se tornou a única cachaça branca do Estado a colecionar duas medalhas Gran Ouro em concursos internacionais, a maior honraria de avaliações às cegas. O primeiro reconhecimento havia sido obtido em 2019, no Concurso Mundial de Bruxelas, o maior concurso de destilados do mundo.
“Ficamos muito felizes com essa premiação no Chile. Na categoria cachaça branca, o Brasil conta agora com cinco medalhas Gran Ouro em concursos internacionais e o Espírito Santo é detentor de duas, por meio da Dose Clássica. Isso mostra que estamos no caminho certo em investir cada vez mais em qualidade e não em quantidade”, celebrou o proprietário, Ralphe Ferreira Junior.
No total, a Dose Clássica conquistou nove medalhas no Catad’Or 2025, incluindo reconhecimentos inéditos no Espírito Santo. A Dose Clássica 3 Madeiras recebeu Gran Ouro e é a única cachaça capixaba da categoria com a maior distinção. Já a Dose Clássica .50 se tornou a única aguardente capixaba premiada internacionalmente, com medalha de prata.
Cachaças premiadas no Catad’Or World Spirits Awards 2025
Gran Ouro

• Dose Clássica Cristal (melhor cachaça da América Latina)
• Dose Clássica 3 Madeiras
Ouro

• Castanha do Pará
• Jaqueira
• Blend by Nelson Duarte
• Carvalho Americano
Prata

• Jequitibá-Rosa
• Ponto 50 (.50)
• Ébano
O Catad’Or, sediado no Chile, é a competição de vinhos e destilados mais antiga e reconhecida da América Latina, reunindo jurados internacionais que avaliam produtos em degustações às cegas e concedem premiações baseadas em rigor técnico.

O que torna a Dose Clássica diferente
Entre os principais diferenciais da marca, destacam-se:
Produção artesanal com alambique e canavial próprios, com moagem da cana em até 24 horas após o corte.
Levedura exclusiva, selecionada em 2010 por laboratório especializado de Ouro Preto (MG).
Filtragem dupla (cobre e celulose) e armazenamento em aço inox e dezenas de tipos de madeira.
Sistema de fogo direto, que privilegia qualidade em vez de volume de produção.
Garrafas importadas da França, México e Chile, reforçando o posicionamento premium.
Sem adição de água para diluir o teor alcoólico, preservando aroma e sabor originais.
Tempos rigorosos de descanso, com a Cristal repousando ao menos um ano em inox e outras versões permanecendo mais dois anos em barris antes da comercialização.
“Eu vou manter essa qualidade o tempo que eu puder! O diferencial da Dose Clássica Cristal é gritante quando comparada a qualquer outra marca. Não é à toa que ela vem sendo tão premiada”, destacou Ralphe.
Serviço
Cachaça Dose Clássica
• Alambique: Rodovia ES-010, Km 33 — Santa Cruz, Aracruz/ES
• Filial 01: Jardim Camburi — Vitória/ES
• Filial 02: Aeroporto de Vitória
