Câmeras ajudam polícia a prender suspeito de estuprar turista portuguesa no Morro do Moreno

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), prendeu nesta segunda-feira (26) um homem de 22 anos suspeito de estuprar uma turista portuguesa de 26 anos. O crime ocorreu na manhã da última quarta-feira (21), na subida do Morro do Moreno, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha.

A prisão aconteceu no bairro Nova Canaã, em Cariacica, com apoio da Subsecretaria de Inteligência (SEI) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

No local da prisão, os policiais apreenderam itens usados pelo suspeito no dia do crime, como mochila, roupas, uma faca e uma pulseira. Os detalhes da operação foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (27), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

Agente Roger, do Cerco Inteligente; delegado Jordano Bruno, gerente de Operações Técnicas da Subsecretaria de Inteligência da Sesp; tenente-coronel Maia, comandante do 7º BPMES; superintendente de Polícia Especializada (SPE), delegado Agis Macedo; delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda; delegado Gabriel Monteiro, chefe do Deic; chefe da DRCCP e titular da DRCC, delegado Brenno Andrade; delegado Christian Carvalho Waichert, titular da DECCTC; titular da DSP, delegado Gianno Trindade e o escrivão de polícia Cláudio Federici

Segundo o delegado Jordano Bruno, gerente de Operações Técnicas da SEI/Sesp, a identificação do suspeito só foi possível graças ao Cerco Inteligente, recentemente atualizado com tecnologia de reconhecimento facial.

“A partir das imagens captadas pelas câmeras de monitoramento das ruas, submetemos ao sistema, que possibilitou mapear e triangular a rota do suspeito. Conseguimos identificar detalhes como a pulseira, a mochila e o boné usados no dia do crime, o que foi fundamental para a identificação e localização”, explicou.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a ação rápida e integrada das forças de segurança. “Essa foi uma resposta rápida e efetiva. O Deic foi diligente e tirou de circulação um indivíduo com personalidade perversa, voltada para crimes sexuais. Espero que ele responda e pague pelo crime que cometeu”, afirmou.

Já o chefe do Deic, delegado Gabriel Monteiro, relatou que desde a comunicação do crime, as equipes atuaram de forma incessante.

“Estamos falando de um criminoso que cometeu um ato bárbaro contra uma turista portuguesa. A partir das imagens obtidas pelo Cerco Inteligente do Governo, identificamos a roupa que ele usava e intensificamos as buscas. Ele foi localizado e preso em flagrante no momento em que tentou fugir. Na residência dele, foram apreendidas as roupas usadas no dia do crime, como camisa, boné e pulseira”, relatou.

Durante o interrogatório, o suspeito confessou o crime, mas alegou — falsamente — que houve consentimento por parte da vítima.

“A vítima estava totalmente abalada. Ela passeava no Morro do Moreno com o namorado e o pai do namorado. Quando se sentiu mal, ficou descansando na trilha enquanto eles desceram para buscar o carro. Foi quando o criminoso se aproximou por trás, ameaçou estar armado e a levou para uma área isolada, onde a violentou sexualmente e roubou seus dois celulares. O suspeito agrediu a vítima e a ameaçou de morte caso ela reagisse”, detalhou Monteiro.

Após o crime, o suspeito fugiu e chegou a cruzar com o pai e o namorado da vítima na estrada. O reconhecimento foi imediato e, posteriormente, confirmado formalmente na delegacia. Ainda segundo Monteiro, o suspeito já tem passagem por tráfico de drogas. “A vítima, que reside em Portugal com o namorado, foi submetida a todos os procedimentos necessários e está sendo acompanhada”, completou o delegado.

A Polícia Civil também apura a possibilidade de o mesmo autor estar envolvido em outros crimes semelhantes. “Já levantamos um registro em Pontal das Garças e repassamos para a delegacia responsável dar continuidade à investigação”, afirmou Monteiro.

O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de estupro e roubo, cujas penas somadas podem chegar a 20 anos de prisão. Foi também coletado material genético do suspeito para confronto com exames periciais e reforço das provas no inquérito.

O tenente-coronel Maia, comandante do 7º Batalhão da PMES, destacou que o preso tem passagem pelo sistema prisional por tráfico de drogas. “Ainda não é possível afirmar com precisão qual seria ou não a atuação dele no tráfico, mas sabemos que a região onde ele foi preso, no entorno do Morro do Quiabo, é conhecida pela atuação de grupos ligados a esse tipo de crime”, explicou.

Apesar da gravidade do caso, o delegado Gabriel Monteiro reforçou que o Morro do Moreno e outros pontos turísticos do Estado seguem monitorados e seguros. “Não toleraremos esse tipo de crime, atuando com rigor para garantir a segurança da população e dos visitantes”, concluiu.

Foto: PCES

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.