Cariacica atingiu, nesta segunda-feira (4), uma marca inédita: 30 dias consecutivos sem registro de assassinatos. É a primeira vez, desde o início da série histórica de homicídios em 1996, que o município chega a esse resultado. A última ocorrência foi registrada em 5 de julho.
De janeiro até 4 de agosto, a cidade registrou redução de 21% nos homicídios dolosos e feminicídios — foram 52 casos em 2025 contra 66 no mesmo período de 2024, o que representa 14 vidas salvas.
O governador Renato Casagrande destacou que “Cariacica completou 30 dias sem homicídios e outros 49 municípios também. Essa conquista é fruto do trabalho do Programa Estado Presente, da integração entre as forças de segurança e do acompanhamento que fazemos todo mês, analisando os números e pensando em estratégias”.
O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Estado Presente, lembrou que, dias antes, o município havia recebido os primeiros totens de segurança. “Isso ressalta o trabalho conjunto das forças de segurança, do Governo do Estado e Prefeitura em um só objetivo. Conversei pessoalmente com o prefeito Euclério Sampaio para compartilhar e avaliar esse resultado histórico.”
O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, também celebrou a marca. “Um município do tamanho de Cariacica permanecer mais de 30 dias sem assassinato é algo histórico, que mostra que estamos no caminho certo.”
Além dos homicídios, o município soma 236 dias sem latrocínios e 79 dias sem feminicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
Em vídeo com o vice-governador nas redes sociais, o prefeito Euclério Sampaio agradeceu a parceria com o governo e destacou o resultado positivo do alinhamento de ações de combate à violência no município, com integração com a Guarda Municipal. “O mais importante é o investimento maciço em políticas públicas em favor do nosso povo”, ressaltou.
Foto: Governo ES