Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, passaram a contar, a partir desta sexta-feira (30), com uma carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas. A unidade móvel chega ao município na nova rodada de deslocamento das carretas do Ministério da Saúde, que passam a atender 32 novos municípios em 20 estados brasileiros.
Antes de chegar a Guarapari, a carreta especializada em saúde da mulher estava em Cariacica (ES), onde realizou atendimentos à população da rede pública. No Espírito Santo, esta é a primeira vez que o município recebe uma unidade móvel do programa com foco específico na saúde feminina.
As carretas do Agora Tem Especialistas ofertam atendimentos especializados voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças, como câncer de mama e câncer do colo do útero, além de cirurgias de catarata, correções de visão e exames de imagem, considerados essenciais para garantir o tratamento no tempo adequado.
Nesta nova etapa, os estados do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, São Paulo e Tocantins recebem as 47 unidades móveis de saúde especializada atualmente em operação. As carretas são posicionadas, prioritariamente, em regiões de difícil acesso, cidades-polo ou locais com alta demanda reprimida por atendimento especializado.
Em Guarapari, os pacientes previamente agendados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde podem realizar consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias, permitindo o diagnóstico precoce de cânceres ginecológicos. A unidade conta com equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços especializados do SUS: “O Agora Tem Especialistas nasceu para levar atendimento especializado para onde antes faltava, encurtar distâncias, reduzir filas e garantir que a assistência chegue mais perto do povo”.
Desde outubro do ano passado, quando começaram a circular pelo país, as carretas de saúde da mulher concentram a maior parte dos atendimentos em procedimentos ligados ao diagnóstico de câncer de mama e à avaliação ginecológica, que representam 67,61% de todo o atendimento realizado, segundo dados do Ministério da Saúde. O programa também conta com carretas oftalmológicas e unidades especializadas em exames de imagem.
Fernando Figueiras, diretor do Ministério da Saúde, destaca o alcance do programa
Até o fim de 2026, a previsão é de que 150 unidades móveis estejam em funcionamento em todo o Brasil. Atualmente, das 47 carretas em operação, 33 são voltadas à saúde da mulher, nove a exames de imagem e cinco à oftalmologia. De acordo com o governo federal, 15 municípios já conseguiram zerar filas por atendimento especializado após a passagem das unidades móveis.
Além das carretas, o Agora Tem Especialistas também atua com mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas, provimento de médicos especialistas e parcerias com hospitais privados, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população aos serviços especializados do SUS.
