Casagrande confirma Ricardo como seu candidato ao governo; Arnaldinho diz que decisão “será do povo”

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), confirmou nesta quarta-feira (18) que o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) será o seu candidato ao Palácio Anchieta nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, após o governador apresentar um balanço dos resultados do seu governo até o momento, com destaque para os indicadores da área de segurança pública.

Na apresentação, Casagrande ressaltou avanços obtidos ao longo da gestão, especialmente na redução dos índices de violência e no fortalecimento das políticas de segurança, antes de tratar do cenário político e das articulações para a sucessão estadual.

Ao confirmar o nome de Ricardo Ferraço, o governador destacou o papel exercido pelo vice-governador ao longo do atual mandato, enfatizando a participação direta em decisões estratégicas, articulações políticas e na representação institucional do Estado. Segundo Casagrande, Ferraço esteve envolvido em agendas nos municípios, em Brasília e junto ao governo federal, além de atuar na interlocução com o Congresso Nacional e lideranças políticas.

Casagrande afirmou ainda que, nos últimos dias, realizou consultas à base aliada na Assembleia Legislativa, a parlamentares federais, prefeitos, partidos políticos e outras lideranças. De acordo com ele, a conclusão foi de que Ricardo Ferraço reúne as condições necessárias para “preservar” e “dar sequência” às políticas implementadas nos últimos anos, além de permitir novos avanços no Espírito Santo.

Ricardo Ferraço afirma estar pronto para dar continuidade ao governo

O vice-governador Ricardo Ferraço afirmou que a confirmação de seu nome como candidato ao governo do Espírito Santo em 2026 pelo governador Renato Casagrande foi recebida com um sentimento de “elevada responsabilidade” e confiança no projeto que vem sendo construído no Estado. A declaração foi feita após o anúncio oficial realizado pelo governador.

“Essa manifestação do governador Renato Casagrande, o que me vem é o sentimento de elevada responsabilidade, porque a palavra é confiança, confiança nesse Estado que nós estamos construindo juntos”, afirmou Ferraço.

Na sequência, o vice-governador destacou que a indicação representa mais do que uma aliança política e está relacionada à necessidade de continuidade do modelo de gestão atual, com aperfeiçoamentos diante das transformações sociais.

“Muito além de uma aliança política, nós estamos olhando para o futuro, a necessidade da gente dar continuidade, entendendo a continuidade como algo que precisa ser aperfeiçoado, porque a dinâmica social é muito forte, cada vez mais veloz”, disse.

Ao tratar da segurança pública, Ricardo Ferraço citou o programa Estado Presente como uma política exitosa e apontou a importância de manter os investimentos na área, aliados a ações sociais.

“Para que a gente possa dar manutenção, por exemplo, no programa Estado Presente, que é um programa muito exitoso de redução da criminalidade, de ampliação da capacidade de segurança, de manutenção da recomposição dos nossos efetivos das forças de segurança, de muito investimento em tecnologia, mas ao mesmo tempo também de investir muito na promoção social”, afirmou.

Ferraço também abordou a condução fiscal do Estado, destacando que o equilíbrio das contas públicas é um instrumento para viabilizar investimentos e políticas públicas.

“A nossa responsabilidade fiscal não é uma atividade em fim, é uma atividade em meio”, declarou.

O vice-governador citou ainda avanços na educação, especialmente a ampliação do ensino em tempo integral, e a importância de manter um ambiente de negócios estável para garantir novos investimentos.

“Quando a gente vê o que nós fizemos na educação em tempo integral, eram 32 escolas, agora são 232 escolas”, afirmou, acrescentando que é necessário “continuar fazendo com que o ambiente de negócio continue sendo seguro, previsível, para que os investimentos continuem acontecendo”.

Ao final da manifestação, Ricardo Ferraço afirmou que integra um movimento político liderado pelo governador Renato Casagrande e declarou estar pronto para assumir a responsabilidade de dar continuidade ao projeto de governo.

“Eu recebo essa manifestação do governador com muita humildade, com muita confiança, e digo ao governador que eu estou pronto, estou pronto para dar continuidade ao seu trabalho e manter o rumo”, concluiu.

Arnaldinho reage e diz que a escolha será do povo

A confirmação do nome de Ricardo Ferraço provocou, poucas horas depois, uma reação do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), aliado do governo estadual que vinha postulando indicação de Casagrande.

Arnaldinho Borgo utilizou suas redes sociais para se manifestar. Em publicação no Instagram, o prefeito afirmou que “a decisão sobre quem vai dar continuidade aos bons governos dos últimos 24 anos, de Paulo Hartung e de Renato Casagrande, será do povo, no dia 4 de outubro”.

Na mesma postagem, ele escreveu ainda que seguirá atuando no debate público: “Até lá, sigo debatendo o presente e o futuro com diálogo, humildade, responsabilidade, amor e muita energia, ouvindo todos que desejam contribuir, sempre pelo bem do Espírito Santo”.

A publicação foi interpretada nos meios políticos como um posicionamento direto de Arnaldinho diante da definição do Palácio Anchieta, indicando que o prefeito mantém presença ativa no debate sobre a sucessão estadual.

Com a confirmação de Ricardo Ferraço como pré-candidato ao governo em 2026, o cenário político capixaba entra em uma nova fase, marcada pela reorganização das forças políticas, movimentações partidárias e definições estratégicas que devem se intensificar nos próximos meses.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.