Comércio capixaba cresce acima da média nacional e lidera desempenho no Sudeste

O comércio varejista do Espírito Santo segue em trajetória de crescimento e se destacou, mais uma vez, no cenário nacional. Em maio, as vendas do setor aumentaram 6,5% em relação ao mesmo mês de 2024, desempenho superior à média brasileira (2,1%) e ao índice do Sudeste. Com isso, o estado alcançou 107 pontos no volume de vendas, o maior resultado para o mês nos últimos 20 anos.

Os dados são do Connect Fecomércio-ES, com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE. De janeiro a maio, as vendas no Espírito Santo cresceram 4,8%, mais que o dobro da média nacional (2,2%) e quase três vezes o índice da região Sudeste (1,7%).

Segundo André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, os números confirmam a força do varejo no estado. “A economia capixaba segue demonstrando um comportamento dinâmico e resiliente. O crescimento expressivo reflete o fortalecimento da demanda interna e o potencial de consumo das famílias, com perspectiva otimista de geração de emprego e renda”, afirmou.

Setores em alta

Entre os segmentos com melhor desempenho em maio, o destaque foi para tecidos, vestuário e calçados, com aumento de 28,9% nas vendas, impulsionado pelas campanhas do Dia das Mães. Outros setores que cresceram foram:

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: +16,6%

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: +15,5%

Hipermercados e supermercados: +4,1%

A expectativa é que o varejo tenha movimentado cerca de R$ 290,7 milhões em maio, segundo estimativa do Connect Fecomércio-ES com base em dados da CNC.

O varejo ampliado, que inclui setores como veículos, materiais de construção e atacado especializado, também apresentou crescimento. O acumulado de janeiro a maio registrou alta de 3,4%, acima da média regional e nacional. O segmento de material de construção foi o principal destaque, com avanço de 25,8% na comparação anual.

“O desempenho reforça o papel estratégico do Espírito Santo como uma das economias mais aquecidas e promissoras do país. O setor varejista capixaba tem sido motor importante da geração de renda, emprego e arrecadação estadual, mesmo diante de desafios”, destacou Spalenza.

Expectativas para o segundo semestre

A projeção para o restante do ano é de manutenção do ritmo de crescimento, impulsionado por datas comemorativas, fortalecimento do turismo regional e ações de estímulo ao consumo. “O cenário é de estabilidade com viés de alta. Com planejamento e inovação, os empresários têm conseguido manter o setor em rota de expansão”, completou o coordenador.

A pesquisa completa pode ser acessada no site: portaldocomercio-es.com.br

ℹ️ Sobre o Sistema Fecomércio-ES

O Sistema Fecomércio-ES representa mais de 405 mil empresas, responsáveis por 58% da arrecadação de ICMS no Espírito Santo e pelo emprego de 652 mil pessoas. Atua em todos os municípios capixabas por meio de unidades físicas e digitais, e representa 24 sindicatos empresariais. O projeto Connect é realizado em parceria com a Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

foto: Envato

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.