A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8), a realização de uma audiência pública para discutir a concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e a implantação do primeiro trecho da Ferrovia EF-118, entre os municípios de Santa Leopoldina e Anchieta, no Espírito Santo.
O pedido foi apresentado pelo deputado federal Da Vitória (PP-ES), coordenador da bancada capixaba no Congresso, com apoio dos deputados Gilson Daniel (Podemos-ES), Bebeto (PP-RJ) e Fausto Pinato (PP-SP). A data da audiência ainda será definida.
O objetivo é esclarecer o andamento do projeto da EF-118, cujas obras fazem parte dos compromissos assumidos pela Vale S.A. no processo de repactuação da concessão da EFVM com o Governo Federal. Apesar das promessas de investimentos expressivos em infraestrutura ferroviária, especialmente no território capixaba, o projeto ainda não apresentou avanços concretos.
Para Da Vitória, o debate é essencial para dar transparência ao processo.
“Já foi anunciado até que esse investimento pode ter outra destinação, não para o nosso Espírito Santo. A bancada capixaba estará unida e comprometida para que o processo de concessão da estrada seja tratado com a maior prioridade e transparência possíveis”, afirmou o parlamentar.
A audiência deverá contar com representantes da Vale S.A., do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Governo do Espírito Santo, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com a Comissão, o encontro será uma oportunidade para reunir informações técnicas e institucionais que permitam ao Legislativo acompanhar e fiscalizar os compromissos firmados, além de discutir alternativas que garantam a viabilidade da obra da EF-118.
