Representantes do Consulado da China no Brasil participaram, nesta semana, de uma reunião com o prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, durante agenda oficial na Feira Internacional do Café Conilon (FICC). O encontro foi articulado com apoio do presidente da Câmara do Comércio Brasil–China no Espírito Santo, Carlos Eiras.
Estiveram presentes o cônsul-geral adjunto Wang Haitao, o cônsul comercial Jorge Zhou You e a vice-cônsul Inês Wang Zhiyi. No diálogo, o consulado demonstrou interesse em ampliar a cooperação com o município e sugeriu iniciativas que podem fortalecer a presença do conilon capixaba no mercado chinês — um dos maiores consumidores de café do mundo.
Haitao apresentou tecnologias desenvolvidas na China voltadas para o aperfeiçoamento da produção de café e destacou oportunidades de expansão comercial. Ele também incentivou a prefeitura a apoiar pequenos produtores na divulgação de seus cafés na internet, facilitando negociações diretas com compradores chineses.
“Vocês são o maior produtor no Espírito Santo e no Brasil. Vamos nos conhecer mais e, no futuro, seremos amigos de negócios”, afirmou.
Durante a reunião, o prefeito Marcos Guerra destacou que Jaguaré produz cerca de 1 milhão de sacas por ano, número que coloca o município como o segundo maior produtor do Espírito Santo. Ele ressaltou que 90% dos cafeicultores locais são agricultores familiares, dado que chamou a atenção da delegação chinesa e gerou expectativa para futuras ações de cooperação, incluindo a construção de possíveis programas de intercâmbio.
A relação comercial entre Brasil e China no setor cafeeiro já é expressiva. Em agosto de 2025, o governo chinês habilitou 183 empresas brasileiras a exportar café para o país. Segundo dados do sistema Agrostat, em 2024 a China importou 55,94 mil toneladas de café brasileiro, movimentando US$ 216,3 milhões.
Feira Internacional do Café Conilon (FICC)
Entre os dias 27 e 29 de novembro, Jaguaré sediou a primeira edição da FICC, reunindo cerca de 80 expositores no Parque de Exposições Alfeu Sossai. O evento contou com palestras, concursos de qualidade, painéis técnicos, shows e atrações culturais. A expectativa de público variou entre 20 mil e 30 mil visitantes.
Responsável por 70% da produção nacional de conilon, o Espírito Santo reforça com a feira o protagonismo do município de Jaguaré e de toda a região do Verde e das Águas — formada por Jaguaré, Aracruz, Conceição da Barra, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama — que busca integrar turismo, cultura e atividades produtivas ligadas ao grão.
Serviço – FICC 2025
Data: 27 a 29 de novembro de 2025
Local: Parque de Exposições Alfeu Sossai, Jaguaré
Entrada: Gratuita
Credenciamento: ficconilon.com.br
Realização: Adetur
Parceria: Prefeitura de Jaguaré
Patrocínio: Banestes
Apoio Governamental: Aderes, Setur, Secti, Seag, Governo do Estado
Apoio Institucional: Senac/Fecomércio, FAES/Senar/Sindicatos, Sistema OCB, ABIC, ABICS, CNC, CCCV, Cecafé, Sincafé, SindCafé, Somos Coop e SCCES
Programação
Sexta-feira – 28 de novembro
10h às 22h – Exposição
10h às 21h – Praça de alimentação
9h às 17h – Palestras e painéis
9h – Agro e Mercado Financeiro (Juliana Quintela – B3)
10h – Papel das Cooperativas e Transformações do Mercado Global (Vinicius Schiavo – OCB)
11h – Agrometeorologia e clima (Marco Antônio dos Santos – Rural Clima)
14h às 15h30 – Painéis temáticos
16h – AgroBR: exportação ao seu alcance (Camila Corrêa Ozório)
18h às 22h – Atrações culturais
Sábado – 29 de novembro
10h às 22h – Exposição
10h às 21h – Praça de alimentação
10h às 17h – Palestras e painéis
10h às 12h30 – CCCV Sustentabilidade
14h às 15h30 – Palestra da Adetur e da Secretaria de Agricultura de Jaguaré
15h – Turismo do Café (professor Giani Marcio Coradini)
18h às 22h – Atrações culturais
21h – Encerramento oficial
