Cresce o número de empregos formais gerados no setor de saúde capixaba

Saldo de contratações foi de 216 em abril, totalizando 60.340 vagas, representando um aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2024. Esse percentual superou a média do segmento de serviços, que chegou a 3,8%_

Novo crescimento no número de contratações no setor de saúde capixaba: foram registradas 2.323 admissões e 2.107 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 216 novas vagas em abril, totalizando 60.340 postos formais de trabalho. Esse resultado apontou para um aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2024. Além disso, esse percentual também superou a média do segmento de serviços, no qual a saúde está inserida, que foi de 3,8%.

A alta foi impulsionada, principalmente, pelas áreas de atendimento hospitalar (117 vagas) e atenção ambulatorial realizada por médicos e dentistas (75 vagas). Com esse cenário, a saúde ganha destaque no setor de serviços, que criou 1.968 postos em abril, o que reforça sua importância estratégica como um dos principais motores do mercado de trabalho do Espírito Santo.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com André Spalenza, coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, os dados evidenciam a saúde como um segmento dinâmico e resiliente, com influência direta na geração de renda, na formalização do emprego e no fortalecimento da economia estadual.

“Além de sua função social, o segmento se destaca também pela sua relevância econômica, já que sua base produtiva representa parcela expressiva do Produto Interno Bruto (PIB) e da geração de empregos diretos e indiretos, além de concentrar uma parte significativa dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento”.

O setor de saúde no Espírito Santo manteve a trajetória de crescimento na geração de empregos formais, impulsionado especialmente pelos municípios de Vitória, Colatina e Vila Velha, que juntos somaram um saldo positivo de 138 vagas.

Vitória liderou com a criação de 71 postos de trabalho, seguida por Colatina (34) e Vila Velha (33). “Esse desempenho está diretamente relacionado à estrutura consolidada dos sistemas de saúde dessas cidades e aos investimentos contínuos na ampliação e modernização de suas redes assistenciais. A maior parte das novas contratações ocorreu na área de atenção hospitalar, evidenciando a demanda crescente por serviços especializados e a expansão da capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde nesses municípios”, ressaltou o coordenador do Connect Fecomércio-ES.

Características dos profissionais

O setor de saúde manteve sua predominância feminina na geração de empregos formais, com as mulheres respondendo pela maior parte das novas contratações. Das 216 vagas criadas em abril, 178 foram ocupadas por mulheres e 38 por homens.

Além disso, o maior saldo de empregos no setor foi registrado entre trabalhadores que têm ensino médio completo, com 181 novas vagas. Esse resultado evidencia a forte demanda por profissionais com esse nível de escolaridade, especialmente em funções operacionais e técnicas, como auxiliares administrativos, recepcionistas, técnicos em enfermagem e serviços gerais.

Quanto à faixa etária, o levantamento mostrou que as contratações foram maiores entre os mais jovens, especialmente na faixa etária de 18 a 24 anos, que concentrou 166 novas vagas – o maior saldo do mês. Também apresentaram desempenho positivo os grupos de até 17 anos (27) e de 25 a 29 anos (40). “Ou seja, o cenário confirma uma dinâmica marcada pela valorização de jovens com ensino médio e pela presença feminina nas novas contratações”, frisou Spalenza.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada aqui.

Sobre o Sistema Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.