Por Rachel Martins
Há 166 anos, desembarcavam no Espírito Santo os primeiros imigrantes pomeranos. O grupo era formado por 27 famílias, um total de 117 passageiros, agricultores e luteranos, que partiram de Hamburgo, na Alemanha, em 1859, a bordo do navio Eleonor.
O transatlântico entrou no porto do Rio de Janeiro após dois meses de viagem. Lá estava sediada a “Central de Colonização”, responsável pelos contratos e transportes. Após essa breve escala, na capital do Império, seguiram viagem no barco São Matheus e chegaram a Vitória.
Um dos destinos dos imigrantes pomeranos, a partir do porto capixaba, foi Domingos Martins, sendo que, no distrito de Melgaço, começaram a chegar em 1870. Na bagagem, trouxeram suas tradições: música, dança, artesanato, folclore, língua, religião, gastronomia e arquitetura.
A tradição pomerana no Espírito Santo é tão rica que acaba de ser criada, por meio do deputado Marcelo Santos, a Rota dos Pomeranos (Projeto de Lei 387/2025), em Domingos Martins.
A casa pomerana: tradição nas montanhas do ES
E quem quiser conhecer Melgaço e sua tradição pomerana pode começar a se planejar para pegar a estrada entre os dias 05 e 07 de setembro, quando o distrito realizará a XXXIV Pommerfest, sua tradicional festa, com uma programação intensa, incluindo casamento pomerano.
A primeira edição da festa foi realizada em 1989, com o propósito de divulgar, preservar e valorizar a rica cultura pomerana, por meio de manifestações culturais como danças típicas, culinária tradicional, música folclórica e a celebração dos costumes trazidos pelos imigrantes da região da Pomerânia.
Para Genilza Schröder, presidente da Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço, a festa traz um sentimento de pertencimento, que é celebrado anualmente:
“Mais do que uma simples festividade, o evento representa a resistência e a força de um povo que, mesmo diante de inúmeros desafios e adversidades, conseguiu manter viva sua identidade cultural”, ressalta.
E completa:
“Podemos afirmar, com orgulho, que nossa cultura sobreviveu ao tempo e às dificuldades, sustentada pela coragem e pelos sonhos daqueles que deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades. Hoje, somos herdeiros desse legado e temos a honra de compartilhá-lo com as novas gerações, reafirmando nossa história, nossos valores e a beleza de uma herança cultural que continua a florescer.”
placeholder://Programação da 34ª Pommerfest
Sexta-feira – 05/09
15h – Baile de Concertina (Salão) com Rodrigo e Angelino
18h30 – Casamento Pomerano
19h – Abertura Oficial da 34ª Pommerfest com Banda Pommerchor (Palco)
21h – Os Santanas (Salão)
00h – Encerramento
Sábado – 06/09
9h – Demonstração de bordados na Casa Pomerana
14h – Culto em Pomerano (Igreja da Paz)
14h – Apresentação de alunos
15h – Baile de Concertina (Salão) com Wavan da Concertina e Gêmeos do Fandango
17h – Eleição do Boneco e da Boneca Pomeranos
18h – Eleição da Rainha e Princesas da Pommerfest
19h – Concurso do Lenhador e brincadeiras
19h – Gruda Mais (Salão)
21h – Os Germanos (Palco)
23h30 – Os Tradicionais Pomeranos (Palco)
2h – Encerramento
Domingo – 07/09
9h – Desfile Cultural e carros antigos
11h – Almoço
12h – Os Baladeiros (Palco)
13h – Guilherme e Rodrigo da Concertina, Grupo de Concertina e Os Baladeiros (Salão)
15h – Concurso Lenhador (Palco)
17h – Os Alma di Vanera (Palco)
19h – Pommerchor
20h – Encerramento
🍖 A festa terá o Tradicional Churrascão a quilo.
ℹ️ Serviço
Entrada gratuita
Local: Melgaço, a 31 km de Domingos Martins