Na abertura oficial da campanha Outubro Rosa 2025, realizada na última quarta-feira (01), no Palácio Anchieta, o deputado estadual Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, entregou à Afecc – Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer a Lei nº 12.538/25, de sua autoria, que declara a entidade como de utilidade pública estadual.
O documento foi entregue à presidente da Afecc, Marilucia Dalla, durante a solenidade que contou com a presença do governador Renato Casagrande, autoridades do Executivo, Legislativo e representantes da sociedade civil.
“Com essa nova legislação, a Afecc poderá ampliar suas possibilidades de parcerias, convênios e captação de recursos, fortalecendo ainda mais sua atuação no atendimento humanizado aos pacientes com câncer”, destacou Dr. Bruno.
Leis que fortalecem a luta contra o câncer
Durante o evento, o parlamentar também celebrou a sanção de outras leis de sua autoria voltadas à oncologia, como o Estatuto da Pessoa com Câncer (Lei 11.815/23) e a Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica (Lei 12.482/25).
“Agradeço muito ao governador Casagrande por ter sancionado essa lei, fortalecendo nossa luta contra esse bandido do câncer. Essa é a batalha da minha vida. Sou médico radio-oncologista e, como deputado, amplio minha atuação como médico ao entregar legislações como essas”, afirmou Dr. Bruno.
O deputado lembrou que o câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, e que ampliar o acesso à informação, ao diagnóstico precoce e ao tratamento é essencial para mudar essa realidade.
Outubro Rosa e mamografia a partir dos 40
Durante a solenidade, Dr. Bruno também destacou uma importante conquista no combate ao câncer de mama:
“Na abertura do Outubro Rosa, quero dar uma boa notícia: já foi liberada a mamografia pelo SUS para mulheres a partir de 40 anos. Antes esse limite era 50. Com isso, ampliamos a detecção precoce e aumentamos as chances de cura.”
A presidente da Afecc, Marilucia Dalla, reforçou a importância da campanha:
“O Outubro Rosa é um movimento de todos nós. Ele mostra que informação e prevenção salvam vidas. Quando uma mulher realiza a mamografia ou presta atenção ao seu corpo, ela abre caminho para a cura. Cada evento deste mês tem um só objetivo: tocar corações e despertar a consciência para o autocuidado.”
Prevenção salva vidas
Dr. Bruno finalizou sua participação com um chamado à conscientização:
“Os cuidados básicos incluem o autoexame mensal, uma rotina de vida saudável com alimentação equilibrada e exercícios físicos, e também consultas médicas regulares. Prevenir é sempre o melhor caminho.”