Estimativa do Connect Fecomércio-ES aponta crescimento de 4,6% nas vendas em relação ao ano passado, impulsionado pela confiança do consumidor e estabilidade econômica no Estado.
O comércio do Espírito Santo deve registrar uma movimentação de R$ 70,43 milhões em vendas no Dia dos Namorados deste ano. A projeção, elaborada pelo Connect Fecomércio-ES com base em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), indica um crescimento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo o estudo, fatores como o aumento da renda média, maior estabilidade no mercado de trabalho, tendência de queda na inadimplência e maior confiança do consumidor explicam o desempenho esperado para a data. O valor estimado supera as movimentações registradas em anos anteriores: R$ 67,25 milhões (2022), R$ 67,64 milhões (2023) e R$ 67,36 milhões (2024).
De acordo com o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, roupas e calçados devem liderar as vendas, com estimativa de R$ 28 milhões, o equivalente a 39,8% do total. “A expectativa é que os casais busquem presentes com preços mais atrativos, como vestuário e calçados, que vêm apresentando variação menor nos preços”, destacou.
Na sequência, aparecem os segmentos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (29,2% das vendas, ou R$ 20,6 milhões), farmácias e perfumarias (R$ 9,3 milhões), hipermercados (R$ 7,82 milhões) e livrarias e papelarias (R$ 4,6 milhões).
“O crescimento de 4,6% na movimentação do comércio reflete não apenas o cenário macroeconômico mais estável, mas também um comportamento de consumo mais racional, com foco em produtos com menor variação de preços. A queda na inflação das roupas femininas e a estabilidade nos preços do vestuário criam um ambiente favorável ao consumo”, explicou Spalenza.
Inflação local abaixo da média nacional
A pesquisa também indica que a inflação no Espírito Santo tem sido inferior à média nacional em itens tradicionais da data. Roupas femininas, por exemplo, registraram queda de 0,94% no estado, enquanto no Brasil houve alta de 1,12%. A média do grupo “roupas” variou apenas 0,15%. Calçados e acessórios subiram 1,24% e eletroeletrônicos 1,52%, ambos abaixo do índice estadual acumulado (2,75%).
Entre os produtos mais simbólicos do Dia dos Namorados, os chocolates também apresentaram variação moderada no Espírito Santo, com alta de 1,73% — consideravelmente inferior à média nacional de 6,53%.
Por outro lado, joias e bijuterias (7,07%) e perfumes (5,37%) ficaram acima da média da inflação no estado, o que pode representar um impacto maior no orçamento para quem optar por presentes mais tradicionais.
Experiências também entram na conta
Os serviços relacionados à celebração da data também apresentaram variações significativas. Os pacotes turísticos registraram queda de 8,51%, o que pode favorecer casais interessados em viagens rápidas dentro do estado. Também apresentaram redução os preços de cinema, teatro e shows (-1,55%) e transporte por aplicativo (-2,69%).
Já a alimentação fora do domicílio teve alta de 5,31%, enquanto os preços de hospedagem subiram 6,32%. A maior variação ficou com o transporte intermunicipal, que acumulou alta de 13,45%. Em contraste, a gasolina teve aumento de apenas 1,49% no Espírito Santo, bem abaixo da média nacional (3,57%).
“Mesmo com a alta em alguns setores, há alternativas econômicas para celebrar a data. Um passeio por cidades como Domingos Martins, Guarapari ou Itaúnas, aliado a um presente simbólico, pode ser uma forma de equilibrar o afeto com o orçamento”, concluiu Spalenza.
*Com informações da Fecomércio-ES