O Dia dos Pais, celebrado em 10 de agosto, reforça uma tendência em crescimento: o aumento da procura masculina por produtos e tratamentos estéticos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a quarta posição mundial no consumo de produtos de beleza e lidera o lançamento de soluções voltadas ao público masculino.
Além do uso de cosméticos específicos, cresce também a busca por procedimentos tecnológicos e não invasivos. A médica Renata Melo afirma que os cuidados com os cabelos estão entre os mais procurados.
“Temos atendido muitos homens que buscam soluções para calvície, rarefação capilar e entradas mais evidentes. Eles vêm motivados tanto pela vaidade quanto pelo desejo de se cuidar como um todo”, disse.
Entre os procedimentos citados por Renata está a mesoterapia sem agulhas, que utiliza a eletroporação para entregar ativos diretamente na pele, sem cortes. Ela também desenvolveu o protocolo Regenera Hair, que combina tecnologias como videotricoscopia digital, aplicação de laser, microinfusão de medicamentos e fotobiomodulação.
A dermatologista Karina Mazzini aponta que o cuidado com a pele também tem crescido entre os homens.
“Eles estão se cuidando mais, seja com cuidados em casa, seja com procedimentos na clínica”, disse. Segundo a médica, peles masculinas tendem a ser oleosas, e o uso de sabonete adequado, hidratação e protetor solar são fundamentais.
“As pessoas precisam entender que até as peles mais oleosas precisam ser nutritivas e hidratadas. Hoje em dia, temos muita coisa bacana para usar, tanto em sérum como em loção oil-free, assim como em gel, para usar à noite”, afirmou.
Para quem trabalha ao sol ou pratica atividades ao ar livre, Karina reforça a necessidade de reaplicar o protetor solar e usar barreiras físicas, como bonés ou chapéus, para proteger o couro cabeludo e os fios.
Fotos: Divulgação