Evento em Vitória celebra 11 anos da organização com histórias inspiradoras de superação e ascensão social por meio da educação
Aos 17 anos, o maranhense Iury Roberts já aprendeu que grandes mudanças começam com coragem. Natural de Vargem Grande (MA), ele deixou a cidade natal para morar com a tia em São Luís e se dedicar aos estudos.
“O Instituto Ponte me deu confiança para acreditar que meus sonhos são possíveis. Aprendi que ninguém conquista nada sozinho. Meu objetivo é cursar Medicina e ajudar outras pessoas”, afirma o jovem, que é um dos 466 alunos atendidos atualmente pela instituição.
Iury divide o palco da Festança Instituto Ponte – 11 anos com outros talentos de diferentes partes do Brasil, como a capixaba Eduarda Schwartz, de 15 anos.
Moradora de Cariacica, filha de um pedreiro e de uma professora de educação física, ela acorda às 5h da manhã para estudar em uma escola de excelência em Vitória. “O Instituto me mostrou que os sonhos não têm tamanho, eles têm direção. O meu é ser médica, para transformar vidas”, conta.
Os dois serão mestres de cerimônia do evento ao lado das colegas Maria Julia Neres (MG) e Emily Firmino (SP), no próximo dia 27 de setembro, na Escola Americana de Vitória. Aberta ao público, a comemoração marca os 11 anos do Instituto Ponte, uma ONG nascida no Espírito Santo que se tornou referência nacional na promoção da educação de qualidade como ferramenta de ascensão social.
Educação que transforma
Fundado em 2014, o Instituto atua oferecendo bolsas em escolas de excelência, orientação de carreira, desenvolvimento socioemocional, aulas no contraturno, cursos de inglês e acompanhamento pedagógico. Com presença em 19 estados, a ONG já foi reconhecida seis vezes entre as 100 melhores do país.
“Hoje, 38% dos nossos universitários, a partir do segundo ano de graduação, já têm remuneração fixa mensal, com média 2,7 vezes maior do que a renda per capita de suas famílias”, afirma a presidente do Instituto, Bartira Almeida. “É a prova de que a educação transforma vidas em uma única geração.”
Entre os 146 universitários assistidos pela organização, muitos estudam em instituições como ITA, USP, Unicamp, Insper, FGV, UFMG e UFES — uma conquista que evidencia o alcance do trabalho feito com olhar atento, escuta ativa e apoio contínuo a cada estudante.
A Festança Instituto Ponte – 11 anos será também um momento de reencontro entre alunos, educadores, apoiadores e familiares, em uma celebração do poder da educação como ferramenta de transformação social.
Serviço
Evento: Festança Instituto Ponte – 11 anos
Data: Sábado, 27 de setembro de 2025
Horário: Das 9h às 11h
Local: Escola Americana de Vitória — Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 1910, Bento Ferreira, Vitória
Entrada: Gratuita e aberta ao público
Inscrições: Disponíveis no Sympla e nas redes sociais do Instituto Ponte

“O Instituto Ponte me deu confiança para acreditar que meus sonhos são possíveis. Aprendi que ninguém conquista nada sozinho. Meu objetivo é cursar Medicina e ajudar outras pessoas”, afirma o jovem, que é um dos 466 alunos atendidos atualmente pela instituição.