Os municípios de Linhares e Atílio Vivácqua foram escolhidos para receber os novos Pontos de Parada e Descanso (PPDs) da BR-101. O anúncio foi feito pelo diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim Jr., durante reunião da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101, BR-262 e Rodovias, realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) sob a presidência do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD).
As duas estruturas, também chamadas de “superparadas”, farão parte do contrato de concessão da rodovia e serão destinadas exclusivamente a caminhoneiros e motoristas do transporte rodoviário de passageiros, com funcionamento 24 horas por dia. O tempo de permanência gratuito será de até 12 horas contínuas, garantindo condições dignas de descanso ao longo da estrada.
Os PPDs vão oferecer banheiros, refeitório, estacionamento dedicado, lavanderia, iluminação e segurança, atendendo à legislação de descanso obrigatório dos profissionais. Também poderão receber restaurantes e lanchonetes, com pagamento apenas pelos serviços adicionais. Cada ponto contará com 70 a 90 vagas para veículos pesados e edificações de apoio. A previsão é de que as obras sejam concluídas até agosto de 2027.
Atualmente, ao cruzarem os 478 quilômetros da BR-101 sob concessão da Ecovias Capixaba entre o Espírito Santo e a Bahia, caminhoneiros enfrentam paradas improvisadas, banheiros pagos e falta de segurança. Muitos recorrem a postos de combustíveis para descanso, sem infraestrutura adequada. Os PPDs chegam como resposta a essa demanda histórica do transporte rodoviário.
Amorim explicou que a infraestrutura será dedicada ao atendimento dos profissionais da estrada. Já os condutores de veículos leves continuarão com o suporte das 12 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), distribuídas a cada 40 quilômetros, onde há banheiros, bebedouro, fraldários, wi-fi e carregadores para carros elétricos.
Fiscalização e garantias

O deputado Fabrício Gandini destacou que a escolha das cidades e a confirmação da gratuidade refletem o trabalho contínuo da Comissão Especial de Fiscalização.
“A fiscalização permanente é o que faz a diferença. Agora temos prazos e metas definidos. Vamos acompanhar de perto cada etapa para que as obras avancem e os caminhoneiros tenham condições mais dignas e seguras de trabalho”, afirmou.
Os novos PPDs integram o contrato de concessão com 24 anos de vigência e previsão de R$ 10 bilhões em investimentos, incluindo:
• 172 km de duplicações
• 41 km de faixas adicionais
• 51 km de contornos
• Melhorias de pavimento e sinalização
Ao todo, a concessão beneficia 25 municípios capixabas e um baiano, no corredor que conecta Mimoso do Sul a Mucuri (BA).
