Enclos e Perrito marcam nova fase na trajetória de um dos maiores wine hunters do país

Por Rachel Martins

Quem é apaixonado por vinhos está sempre à procura de novos rótulos para degustar e brindar à vida. E uma boa dica nesse universo encantador chegou recentemente ao mercado, incluindo o Espírito Santo. É o Perrito, a mais nova marca de vinhos boutique criada por Vicente Jorge, um dos maiores “wine hunters” do país, que nasce como um presente especial para sua filha Bruna Jorge e traz como símbolo um dos cães da família, o carismático Marquinhos, um Dachshund (Salsichinha).

“Mais do que um rótulo, Perrito é um gesto de amor transformado em produto. É uma conexão afetiva entre pai, filha e pet, embalada por um projeto técnico impecável, pensado com curadoria especializada e desenhado com alma, carinho e propósito. Um vinho que nasce para ser acessível, leve e especial. Os conhecedores ou recém-chegados ao universo dos vinhos que experimentarem a linha, vão gostar”, garante.

Paralelamente a esse desejo pessoal de criar um vinho em homenagem a sua filha, Vicente Jorge acaba de dar também um “upgrade” em sua carreira com a inauguração da Enclos, sua própria importadora de vinhos, transformando essa bagagem de anos de estrada em um projeto autoral: a Enclos Importação e sua plataforma Enclos Vinhos.

“Depois de anos caçando rótulos raros, assinando seleções premiadas e ajudando a moldar o paladar de uma geração de apreciadores, a Enclos nasce com, digamos, o meu próprio DNA: exigente, elegante e movido pela busca constante da perfeição”, explica.

A Enclos tem como objetivo “caçar” rótulos selecionados pessoalmente em vinhedos da França, Itália, Chile, Portugal e tantas outras regiões emblemáticas, escolhidos com base em um rigor técnico e sensorial. Entre os destaques do portfólio estão Maison De Venoge, Rocche dei Manzoni, Nicolas Potel, Quintal da Plansel e o consagrado Piedra Sagrada Cabernet Sauvignon, vinhos que traduzem o espírito da marca: autenticidade, exclusividade e história em cada garrafa.

Vicente Jorge lembra que o caminho até aqui não é apenas sobre glamour e taças de cristal. Foram anos de viagens incansáveis, provas diárias e muitos desafios, de voos cancelados a malas extraviadas, de adegas históricas a vinhedos remotos sob sol escaldante. Cada experiência contribuiu para refinar o seu olhar e paladar moldando uma trajetória que hoje se traduz em confiança e excelência. São mais de 33 anos de experiência, 2,5 mil rótulos degustados por ano e passagens por 1,2 mil vinícolas em 30 países.

“Agora, trago à Enclos uma curadoria sem concessões, uma seleção feita com a coragem de dizer não e o prazer de entregar o melhor. É a materialização de um sonho e a consolidação de uma carreira marcada por propósito, sensibilidade e superação. Não estou abrindo apenas uma importadora, meu objetivo é elevar ainda mais o padrão do vinho no Brasil, com uma proposta que une exclusividade, autenticidade e paixão em cada escolha. Sempre digo que um vinho não se fabrica, se elabora”, frisa.

A história da linha Perrito

Produzida no Chile, a linha Perrito é feita com atenção especial ao meio ambiente, sem qualquer insumo de origem animal, e cultivados com respeito ao solo e à água. Foi pensada para harmonizar com o paladar brasileiro, que busca frescor, suavidade, sabor e preço justo.

Toda a identidade visual foi criada por Bruna Jorge em parceria com equipes de design, que transformou o seu vínculo com Marquinhos no coração da marca. O Dachshund, figura central dos rótulos, aparece em todas as versões, branco, rosé e tinto, em diferentes cenas divertidas e afetuosas: brincando, pulando e celebrando. Já o nome da linha surgiu por dois motivos: primeiro porque o vinho que o brasileiro mais consome hoje é o chileno e o rótulo foi elaborado neste país sul-americano. E também porque Perrito significa cachorrinho em espanhol.

Sobre o perfil de Marquinhos, Vicente Jorge conta que o cão vai fazer 9 anos em 2026, pesa cerca de 15 quilos, adora banana e bate as patinhas para pedir algo. Fica sempre por perto igual sombra, ama pelúcias e detesta sair de casa e, agora, após morar em dois estados, decidiu se aventurar no Espírito Santo, onde reside atualmente.

“Embora seja da minha filha, ele me ama. Digamos que essa nova linha vem dessa linda conexão familiar, pai, filha e o cão Marquinhos, da minha vontade de eternizá-la como símbolo de amor, alegria, afetividade, autenticidade e qualidade. Um vinho leve, sincero, com alma”, conta.

Bruna Jorge explica, ainda, que a paixão da família por cachorros é tão grande, que na verdade todos os rótulos da Enclos já trazem um outro cão da família, o Otto, da raça Dogue de Bordeaux. “São histórias engarrafadas”, completa.

Confira os rótulos Perrito:

Perrito Sauvignon Blanc – Fresco, vibrante, com notas de abacaxi, cítricos, aspargos e flores. Ideal para o clima tropical e pratos leves como aperitivos, peixes, camarões, salmão grelhado, risoto à base de queijo e cremes leves. Teor alcoólico: 13%.

Perrito Rosé – Feito com Syrah, tem cor rosa pálido e notas de morango, framboesa e flores que lembram lavanda. Vai bem com queijos macios, frutos do mar e saladas. Teor alcoólico: 12,5%.

Perrito Tinto – 100% Cabernet Sauvignon (presente em 50% dos vinhos consumidos no Brasil). Frutas vermelhas, ameixa, especiarias suaves, taninos macios. Teor alcoólico: 13% a 14%.

Onde comprar a linha Perrito e Enclos no Espírito Santo

Espaço DOC – (@espacodocvinhos)

Outvino – (@outvino)

Carpedien – (@carpediem.experience

VinoVix – (@vino.vix)

Caçarola Bistrot (@cacarolabistrot)

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Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

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