O Hospital Meridional de Cariacica acaba de dar um salto tecnológico no tratamento urológico com a chegada do Cyber Ho Magneto, um dos lasers mais avançados do mundo para cirurgias da próstata, cálculos renais e tumores de bexiga e urotélio. Esta é a primeira unidade em operação no Espírito Santo e a segunda no Brasil, consolidando o hospital como centro de referência em urologia.
Com potência de 150W, o equipamento é indicado para procedimentos minimamente invasivos, com destaque para a enucleação da próstata em casos de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). A tecnologia permite a remoção precisa de nódulos com mínima perda de sangue e recuperação rápida do paciente.
Segundo o urologista Leandro Leal, o diferencial do Cyber Ho Magneto está na combinação de dois tipos de laser: o hólmio, responsável pela dissecação do tecido que causa a obstrução urinária, e o thulium, que complementa o procedimento coagulando os pequenos vasos, resultando em uma cirurgia limpa, com sangramento quase nulo.
Além dos avanços nas cirurgias prostáticas, o laser também se mostra eficaz em casos complexos de cálculo renal, pulverizando as pedras em partículas microscópicas eliminadas naturalmente pela urina. O sistema mantém o cálculo imóvel durante o procedimento, o que facilita o trabalho do cirurgião, reduz o tempo cirúrgico e melhora os resultados.
“O Cyber Ho Magneto coloca o Meridional Cariacica na vanguarda mundial do tratamento urológico. É um grande avanço no manejo das hiperplasias benignas da próstata, dos tumores vesicais e ureterais, e das litíases renais. Além da alta tecnologia, o equipamento oferece precisão, segurança e contribui para a recuperação mais rápida dos pacientes”, afirma Leal.
Com cinco anos de experiência em cirurgias robóticas urológicas, o Meridional reforça sua missão de oferecer à população capixaba o que há de mais moderno em medicina.
“Com esse laser que combina duas fontes de energia – hólmio e thulium – mantemos o compromisso de trazer o que há de mais moderno no mundo para a população capixaba”, destaca o urologista.
A chegada do Cyber Ho Magneto representa menos riscos, menos internação e mais qualidade de vida para os pacientes atendidos pelo hospital.