Iniciativa do Sistema Fecomércio-ES une Senac e Sesc em projeto pioneiro no Brasil com foco em qualificação profissional para o setor turístico
O Espírito Santo acaba de dar um passo inédito na formação de mão de obra para o setor turístico com o lançamento da primeira Escola Capixaba de Hospitalidade e Turismo, a Tour ES – Escola Capixaba de Turismo Sesc e Senac. O projeto, considerado pioneiro no Brasil, foi lançado oficialmente durante o ConecturES 2025, realizado na última sexta-feira (26), no Hotel Escola Senac Ilha do Boi, em Vitória.
A nova escola começa com 676 vagas abertas para 20 cursos profissionalizantes, que mesclam teoria e prática. As aulas acontecem nas unidades do Senac-ES e as atividades práticas são realizadas nas estruturas do Sesc-ES, como hotéis e centros de lazer. Quando for concluída a obra de restauração do Radium Hotel, em Guarapari — prevista para abril de 2026 —, a unidade passará a abrigar toda a estrutura da nova escola.
Formação para o mercado com foco na hospitalidade
O portfólio de cursos inclui capacitações em áreas estratégicas para o turismo capixaba, como:
Recepção em hospedagem
Atendimento em bares e restaurantes
Camareira
Inglês para hotelaria
Primeiros socorros para turismo de aventura
A estrutura da escola funcionará de forma integrada. O Senac-ES será responsável pelo projeto pedagógico, capacitação de instrutores e articulação com o mercado. O Sesc-ES ofertará espaços para as vivências práticas, como hospedagem, alimentação e atividades pedagógicas. Já a Fecomércio-ES contribuirá com dados de mercado, articulação institucional e inteligência estratégica.
Entidades destacam impacto social e econômico do projeto
O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, ressaltou a importância da iniciativa:
“Estamos colocando em prática uma ideia ousada e necessária. O turismo é uma das engrenagens mais importantes da nossa economia e precisa de profissionais capacitados para atender com qualidade e hospitalidade. Essa escola é um presente para o Espírito Santo e um marco nacional”, afirmou.
Para o diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, a proposta reforça o papel social da entidade:
“O Sesc tem como missão cuidar das pessoas e, de forma especial, dos trabalhadores do comércio. Ao disponibilizar nossas estruturas para as imersões práticas, estamos contribuindo para a formação de profissionais completos, preparados para o mercado e comprometidos com a qualidade de vida da comunidade.”
Já o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, destacou o caráter transformador do projeto:
“O Senac tem tradição em qualificar profissionais para o comércio de bens, serviços e turismo. Agora, unimos teoria e prática de forma inovadora, criando oportunidades reais de empregabilidade e ascensão profissional.”
O presidente da Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES), Raimundo Nonato, também celebrou a união institucional:
“Essa escola nasce de um esforço coletivo e de uma visão de futuro. O turismo é um setor que movimenta a economia, gera empregos e transforma vidas. Ter uma instituição dedicada a formar profissionais nesse segmento é um divisor de águas para o Espírito Santo.”
Inscrições abertas para cursos em quatro municípios
O Acordo de Cooperação Técnica entre as entidades terá vigência inicial de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco — totalizando dez anos de parceria.
As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial: es.senac.br
As aulas teóricas ocorrerão nas unidades do Senac em Cariacica, Vila Velha, Aracruz e no Hotel Escola Senac Ilha do Boi, em Vitória. Já as atividades práticas (imersões) serão realizadas nos espaços do Sesc localizados em Domingos Martins, Guarapari, Praia Formosa (Aracruz) e também no Hotel Ilha do Boi.
Formação com identidade capixaba e padrão nacional
A criação da Tour ES – Escola Capixaba de Turismo Sesc e Senac representa um novo capítulo para o setor turístico capixaba. A proposta é conectar a formação profissional com as demandas reais do mercado, unindo excelência pedagógica e experiências imersivas.
“Estamos diante de um novo capítulo para o turismo capixaba: uma formação conectada às demandas do setor, com vivências reais e certificação de qualidade, que vai preparar o Espírito Santo para ser ainda mais competitivo no cenário nacional e internacional”, concluiu Idalberto Moro.