Redução foi observada em todas as regiões do Estado, com destaque para o Sul capixaba, que teve queda de 32,9%
O Espírito Santo registrou 651 homicídios dolosos entre janeiro e outubro de 2025, o que representa uma redução de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 721 casos. O resultado mantém o Estado com a menor quantidade de homicídios da série histórica, iniciada em 1996.
Os dados são do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que reúne as ações de enfrentamento à criminalidade no Estado. Todas as regiões capixabas apresentaram redução nas ocorrências. A Região Sul teve a maior queda, de 32,9%, seguida pela Serrana (-23,9%), Noroeste (-13,6%), Norte (-9,7%) e Região Metropolitana (-1,8%).
No recorte de outubro, foram registrados 77 homicídios dolosos, o segundo menor número para o mês em toda a série histórica — atrás apenas de outubro de 2024, quando houve 75 registros.
Segundo o governador Renato Casagrande, os resultados refletem o planejamento e a integração entre as forças de segurança.
“A redução no número de homicídios mostra como nossas forças estão atuando de forma coordenada, com inteligência e tecnologia. Vamos seguir investindo em segurança e também em políticas sociais, para evitar que jovens entrem para o crime”, afirmou.
O vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o programa, destacou a importância da continuidade das ações de segurança e prevenção.
“Segurança pública é uma obra permanente. Os investimentos em tecnologia e o trabalho integrado das forças de segurança seguem sendo prioridade para reduzir a criminalidade em todo o Estado”, disse.
Feminicídios e latrocínios também caem
Os feminicídios tiveram redução de 18,2% no período, com 27 casos registrados em 2025, contra 33 no mesmo intervalo de 2024. Já o número de latrocínios (roubos seguidos de morte) caiu 33,3%, passando de 30 para 20 casos.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, os resultados positivos decorrem do uso de inteligência policial e integração entre os órgãos de segurança.
“O Espírito Santo tem obtido resultados consistentes na redução da criminalidade violenta, com base em planejamento, tecnologia e articulação entre as instituições”, afirmou.
