A seleção capixaba masculina sub-16 de vôlei é campeã brasileira. A equipe conquistou, no último domingo (7), o título do Campeonato Brasileiro de Seleções, ao vencer o Maranhão por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/12), no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema (RJ).
Com o título, o Espírito Santo garante o acesso à Divisão Especial do torneio em 2026, entrando para a elite do voleibol nacional na categoria. A equipe treina no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Campanha invicta até o título
A conquista veio de forma invicta. A seleção capixaba venceu todos os seus jogos no campeonato:
Fase de grupos
ES 3 x 1 Goiás
ES 3 x 1 Amazonas
ES 3 x 1 Pará
ES 3 x 1 Tocantins
Semifinal
ES 3 x 0 Mato Grosso
Final
ES 3 x 0 Maranhão
Espírito Santo também brilha nas premiações individuais
Além do troféu, a seleção capixaba também dominou as premiações individuais. O ponteiro Davi da Rocha, capitão da equipe, foi eleito melhor jogador (MVP) e melhor ponteiro do campeonato. “É gratificante colocar o Espírito Santo em um lugar de onde ele nunca deveria ter saído”, declarou Davi.
Outros destaques da equipe foram Gabriel Gomes, escolhido o melhor oposto, Gabriel Lordello, eleito melhor líbero, e o técnico Edcarlos Gomes Santos, premiado como melhor treinador da competição.
Elenco campeão brasileiro sub-16
Levantadores: Bernardo Roriz e Guilherme Palácio
Ponteiros: Davi da Rocha, Gabriel Costa, Enzo Santuzzi e João Pedro Arruda
Centrais: Pietro Giacomin, Lorenzo Sartório e Dante Devens
Opostos: Gabriel Gomes e Rafael Escobar
Líbero: Gabriel Lordello
Comissão técnica: Edcarlos Gomes Santos (técnico), Fábio Luiz Magalhães e Jordan Moreira