Espírito Santo encerra junho sem feminicídios e registra queda de 33% no semestre

O Espírito Santo completou, nesta segunda-feira (1º), 32 dias consecutivos sem registrar feminicídios. O mês de junho de 2025 terminou sem nenhuma ocorrência desse tipo de crime no Estado, segundo dados da Gerência do Observatório de Segurança Pública (Geosp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

No acumulado do primeiro semestre, o Estado contabilizou 14 feminicídios — uma redução de 33,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 21 ocorrências.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, os números refletem o esforço conjunto das instituições e da sociedade no combate à violência de gênero.

“Temos trabalhado arduamente para enfrentar a cultura machista que ainda permeia as relações familiares. Combater a violência, enquanto construímos uma sociedade mais respeitosa, tem sido o foco do nosso trabalho, e fechar um mês sem o registro de feminicídios no Estado é uma marca importante para dar continuidade a este trabalho”, destacou.

O último feminicídio foi registrado no dia 29 de maio, no bairro Arlindo Vilaschi, em Viana. Na ocasião, um homem de 25 anos foi autuado em flagrante por feminicídio qualificado após matar a ex-companheira, de 28 anos, a facadas, na presença do filho do casal.

De acordo com análises da Geosp, a maioria dos feminicídios ocorridos em 2025 foi cometida por ex-companheiros (41%), namorados (33%) ou companheiros (25%). Em quase metade dos casos, o crime foi praticado com o uso de arma branca.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, também ressaltou a importância da articulação entre o poder público e a sociedade na prevenção da violência.

“É assim que trabalhamos com o Programa Mulher Viva +: indo até onde as mulheres estão, ouvindo, orientando, acolhendo e articulando toda a rede de proteção. Mas esse resultado também é fruto do compromisso de cada cidadão e cidadã de bem, que não se cala diante da violência e denuncia. Nosso trabalho não para e a vigilância de todos precisa continuar. Nenhuma mulher a menos. Nenhuma vida a menos”, afirmou.

Ações integradas de proteção à mulher

Considerado o estágio mais extremo da violência doméstica, o feminicídio exige ações específicas e articuladas de prevenção. Por isso, a Sesp conta com a Gerência de Proteção à Mulher (GPM), que atua em parceria com as forças de segurança pública e a rede de proteção para ampliar e qualificar os atendimentos às vítimas.

A delegada Michele Meira, gerente de Proteção à Mulher da Sesp, reforça a importância da atuação conjunta:

“O trabalho intersetorial, o alinhamento de estratégias e o planejamento de ações que atravessam o simples trabalho policial é fundamental para proteger meninas e mulheres, e ampliar o alcance do nosso trabalho no enfrentamento à violência doméstica e familiar, o que culmina na redução do feminicídio”.

Entre as iniciativas em andamento no Espírito Santo estão:

Salas Marias – Espaços humanizados dentro das Delegacias Regionais, já presentes na Grande Vitória e em processo de expansão para o interior.

Projeto Homem que é Homem – Promove grupos de responsabilização e mudança de comportamento entre autores de violência. Presente em 25 municípios, com expansão prevista para mais oito. A reincidência entre participantes é inferior a 1%.

Centros Margaridas – Centros de Referência com equipes multidisciplinares que prestam apoio jurídico, psicológico e social às mulheres. Já estão instalados em dez cidades do Estado.

Patrulha Maria da Penha – Realizada pela Polícia Militar, consiste em visitas periódicas a mulheres com medidas protetivas, promovendo segurança e acompanhamento individualizado.

Delegacia Itinerante (DEAM Itinerante) – Unidade móvel da Polícia Civil que percorre o Estado levando atendimento a municípios sem delegacias especializadas, registrando ocorrências e promovendo ações preventivas.

Reforço nas Delegacias da Mulher (DEAMs) – As unidades passaram a contar com novas delegadas e realizam força-tarefa para acelerar a conclusão de inquéritos e melhorar a resposta às denúncias feitas pelos canais 180 e 181.

Capacitação das forças de segurança – Policiais civis e militares recebem formação contínua para garantir um atendimento mais humanizado. A próxima capacitação, com 40 horas, será realizada em agosto em parceria com a Senasp.

Avanço institucional

Outro passo importante foi a criação da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), em 2023, que institucionalizou a política de enfrentamento à violência contra a mulher no Espírito Santo. A SESM atua de forma transversal e intersetorial, fortalecendo a integração entre diversas frentes de atuação do Estado.

A principal iniciativa da pasta é o Programa Mulher Viva +, integrado ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A estratégia engloba 18 projetos voltados ao combate à violência de gênero e à promoção da equidade.

Informações: Sesp ES

Foto: ABr

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.