Pela primeira vez, o Espírito Santo será representado por quatro embarcações no 56º Circuito Rio, a mais tradicional competição de vela oceânica do Brasil, que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, no Rio de Janeiro. Os barcos capixabas Bravo, +Bravissimo, Mariscal e Absoluto reúnem 28 velejadores e integram uma flotilha de mais de 50 veleiros vindos de todo o país.
Organizado pela Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), o evento já entra para a história ao reunir 27 barcos na classe ORC, número superior ao da SIVI — maior competição de vela oceânica da América do Sul em 2024. No total, a disputa engloba as classes Oceano (ORC, BRA-RGS e RGS Cruiser), reforçando o peso técnico e esportivo do circuito.
Na classe ORC, o Espírito Santo será representado pelos veleiros Bravo, comandado por Renato Avelar, e +Bravissimo, de Luciano Secchin. Já na BRA-RGS (Cruiser), competem o Mariscal, sob o comando de Maiko Amorim, e o Absoluto, liderado por Kaio Mendes. Bravo e Mariscal são os atuais campeões estaduais capixabas.
O Estado chega ao circuito com um histórico de conquistas expressivo. O +Bravissimo foi campeão geral em 2020 e venceu sua categoria em 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, enquanto o Bravo conquistou o vice-campeonato geral em 2020.
“Iniciamos nossa participação no Circuito Rio em 2009. Agora será a nossa segunda participação com o Bravo. Depois de uma sólida temporada, vamos representar o Espírito Santo entre os grandes nomes da vela brasileira”, destaca Renato Avelar, comandante do Bravo.
Entre os nomes de destaque confirmados na edição deste ano está o multi-medalhista olímpico Torben Grael, que comandará o veleiro Magia, reforçando o prestígio da competição no cenário nacional.
