O Espírito Santo fechou novembro de 2025 com o menor número de homicídios dolosos da série histórica iniciada em 1996. Foram 71 casos no mês, três a menos que em 2024, que até então detinha o melhor resultado para novembro. O acumulado do ano também é o menor em quase três décadas, com 720 homicídios entre janeiro e novembro — redução de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o governador Renato Casagrande, o resultado é reflexo de investimentos contínuos, integração entre áreas do Governo e ampliação do uso de tecnologia na Segurança Pública. Todas as regiões do Estado registraram queda nos índices, com destaque para a Região Sul, que apresentou redução de 31,6% e alcançou o melhor desempenho desde 1996.
O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Programa Estado Presente, destacou que os avanços reforçam a consolidação de um modelo permanente de integração, inteligência e investimentos. Entre as ações de 2025 estão a ampliação de Totens de Segurança, câmeras com reconhecimento facial, Cerco Inteligente e o fortalecimento do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR).
As reduções também alcançam feminicídios, homicídios de mulheres e latrocínios. Entre janeiro e novembro, foram registrados 69 homicídios de mulheres (queda de 22,5%) e 31 feminicídios (redução de 16,2%) em relação a 2024. Os latrocínios também diminuíram: foram 21 casos em 2025, contra 34 no ano anterior.
