Etnoempreendedorismo mantém viva a tradição indígena e gera novas oportunidades no norte do ES

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto e instituído pela Unesco, é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a história, a cultura e as tradições dos povos originários. A data também serve como alerta para a importância da defesa de seus direitos e da promoção de sua inclusão na sociedade.

No Espírito Santo, segundo estudo divulgado no início deste ano pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), há 16 localidades indígenas, sendo que 13 delas (81,2%) estão situadas em Terras Indígenas oficialmente demarcadas. Ao todo, a população indígena no estado é de 14.410 pessoas — 0,4% da população capixaba — com predominância feminina (51,1%). Aracruz concentra mais da metade dessa população: 7.425 indígenas (51,5%), distribuídos em 13 aldeias.

Para manter viva a tradição ancestral e, ao mesmo tempo, gerar renda e autonomia, muitas comunidades vêm apostando no etnoempreendedorismo — modalidade de empreendedorismo desenvolvida por grupos étnicos e comunidades tradicionais, que une valorização cultural e oportunidades econômicas.

Um exemplo é a Aldeia Boa Esperança, do povo Guarani, localizada no distrito de Santa Cruz, em Aracruz. Lá, além de preservar e compartilhar saberes tradicionais, a comunidade investe no turismo de experiência. Visitantes podem conhecer a história e a cultura local, participar de atividades típicas, degustar um almoço tradicional e adquirir artesanato, que hoje é a principal fonte de renda da etnia.

“Hoje, com a visibilidade que os povos indígenas vêm ganhando, estamos conseguindo vender mais o nosso artesanato. Mais do que uma ajuda, o empreendedorismo indígena incentiva a produção e garante que as pessoas possam viver de sua arte sem precisar deixar a aldeia, especialmente as mulheres, que enfrentam mais dificuldades para conseguir trabalho fora por causa da maternidade”, afirma Ará Martins, representante Guarani.

O Sebrae/ES, em parceria com a Prefeitura de Aracruz, atua para fortalecer essas iniciativas por meio da Sala do Empreendedor, oferecendo palestras e capacitações. “Recentemente realizamos uma palestra sobre empreendedorismo feminino para mulheres indígenas e o evento Empodera Mais, que no ano passado ocorreu na aldeia Caieiras Velha, como forma de valorizar a cultura desses povos e ampliar o conhecimento sobre sua história”, destaca Roberta Vieira Stoco, analista técnica do Sebrae/ES em Aracruz.

O tema também esteve presente na última edição do ESX – Innovation Experience Espírito Santo, realizada em julho, que promoveu a palestra “Empreendedorismo e povos originários: saberes ancestrais, negócios do futuro”. O debate contou com a participação da cacica Marcela Tupiniquim, da aldeia Pau Brasil, e de Ará Martins, ambas de Aracruz.

Ará, que coordena o projeto Nhãdeva Ekuéry, criado por ela aos 15 anos para difundir a cultura indígena além das aldeias, reforça a importância de ter um espaço de fala em eventos como o ESX, que reuniu mais de 20 mil visitantes. “Foi muito importante poder mostrar um pouco da nossa história e de como tudo funciona. Mesmo com mais visibilidade, ainda é difícil conquistar respeito. É do conhecimento que nasce o respeito.”

O apoio a comunidades como essa integra o Programa Plural, lançado em 2024 pelo Sebrae/ES para promover diversidade e inclusão no empreendedorismo, com foco em grupos historicamente minorizados, como mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, idosos e a comunidade LGBTQIAP+. A iniciativa busca ampliar oportunidades, estimular o empreendedorismo transformador e valorizar a pluralidade cultural do Espírito Santo.

Foto: ABr

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.