O Hack27 Ensino Superior chegou à sua 3ª edição e movimentou novamente o ecossistema de inovação capixaba. Realizado no hub Base27, o evento reuniu 96 estudantes de 23 cursos e 12 instituições de ensino do Espírito Santo, que durante três dias participaram de mentorias, workshops e apresentações de pitches finais.
As equipes foram desafiadas a resolver problemas reais do mercado e apresentaram propostas com foco em criatividade e aplicabilidade. A Nexus foi a grande destaque, conquistando o desafio da ArcelorMittal e ainda o prêmio de “Ideia Mais Inovadora”. A Red Boost venceu o desafio da Samarco, a Energia27 se sobressaiu no desafio do webPosto, e a UpStation levou o prêmio de “Melhor Pitch”.
A competição contou com patrocínio ouro de ArcelorMittal, Samarco e webPosto, além do apoio de empresas locais como Grupo Coroa, Escola Monteiro, Zé Coxinha e Zumbitos. Os prêmios incluíram valores em dinheiro e experiências formativas, como day use no coworking do Base27 e acesso de três meses à plataforma Alura Plus.
Equipe Nexus – vencedora Desafio ArcelorMittal: Caio Silva Campos, Sistemas de Informação UVV; Universidade de Vila Velha; Breno Clemente Pereira – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – UniSales; Elaine Crevelario de Sousa Lima – Administração – UFES; Amanda Moreira Silva – Publicidade e Propaganda – UVV- Universidade de Vila Velha; Carla Daniela Ferreira Ventura – Ciências Econômicas – IFES; Victor Gabriel Pereira Lopes – Direito – Fucape Business School; Bárbara Rodrigues Pires – Análise e Desenvolvimento de Sistemas – UVV – Universidade de Vila Velha; e
Maria Julia Casali de Oliveira – Arquitetura e Urbanismo – UniSales
Para Michele Janovik, CEO do Base27, a maratona vai além da disputa:
“O Hack27 Ensino Superior é uma oportunidade para que estudantes vivenciem a dinâmica do mercado de inovação, desenvolvam habilidades essenciais e apresentem soluções que podem transformar empresas e setores inteiros. Ao mesmo tempo, é uma chance para que as organizações se conectem com os talentos que vão liderar o futuro”, afirmou.
Com a diversidade de instituições participantes e a presença de grandes empresas, o Hack27 reforçou o papel do Base27 como elo entre universidades e mercado, estimulando conexões estratégicas e preparando jovens para os desafios da economia da inovação.