Família Acolhedora passa a receber um salário mínimo por criança acolhida em Vila Velha

O Programa Família Acolhedora de Vila Velha contará, a partir de agora, com um aumento no auxílio financeiro mensal, que passa a ser de um salário mínimo (R$ 1.518,00) por criança ou adolescente acolhido. A medida foi aprovada nesta semana pela Câmara Municipal de Vila Velha. Antes, o repasse correspondia a 60% desse valor.

O benefício é pago pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) às famílias acolhedoras, com o objetivo de cobrir as despesas relacionadas aos cuidados com as crianças e adolescentes sob medida de proteção. O auxílio será custeado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), além de doações e parcerias.

Segundo a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, o reajuste representa um avanço na valorização do serviço:

“Este auxílio é fundamental para o custeio mensal das famílias acolhedoras. É um passo importante na atualização e modernização do programa no município”, afirmou.

O Programa Família Acolhedora não se trata de adoção, mas de acolhimento temporário, oferecendo às crianças e adolescentes um ambiente familiar de cuidado, proteção e convivência comunitária enquanto aguardam o retorno à família de origem ou o encaminhamento definitivo.

Para participar, os interessados devem ter mais de 25 anos, residir em Vila Velha, não constar no Cadastro Nacional de Adoção e contar com a concordância de todos os membros da família.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3149-7508 ou (27) 99269-3277 (WhatsApp).

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.