O Programa Família Acolhedora de Vila Velha contará, a partir de agora, com um aumento no auxílio financeiro mensal, que passa a ser de um salário mínimo (R$ 1.518,00) por criança ou adolescente acolhido. A medida foi aprovada nesta semana pela Câmara Municipal de Vila Velha. Antes, o repasse correspondia a 60% desse valor.
O benefício é pago pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) às famílias acolhedoras, com o objetivo de cobrir as despesas relacionadas aos cuidados com as crianças e adolescentes sob medida de proteção. O auxílio será custeado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), além de doações e parcerias.
Segundo a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, o reajuste representa um avanço na valorização do serviço:
“Este auxílio é fundamental para o custeio mensal das famílias acolhedoras. É um passo importante na atualização e modernização do programa no município”, afirmou.
O Programa Família Acolhedora não se trata de adoção, mas de acolhimento temporário, oferecendo às crianças e adolescentes um ambiente familiar de cuidado, proteção e convivência comunitária enquanto aguardam o retorno à família de origem ou o encaminhamento definitivo.
Para participar, os interessados devem ter mais de 25 anos, residir em Vila Velha, não constar no Cadastro Nacional de Adoção e contar com a concordância de todos os membros da família.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3149-7508 ou (27) 99269-3277 (WhatsApp).
