Um dos momentos mais aguardados da programação cultural da Festa da Penha 2025 acontecerá na noite de domingo, 27 de abril. Às 19h, o palco montado no Parque da Prainha, em Vila Velha, receberá um espetáculo inédito e gratuito: o cantor e compositor Flávio Venturini se apresenta ao lado do Coral Jovem Vale Música, grupo de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo. O evento conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Pela primeira vez, o artista mineiro — ícone do movimento Clube da Esquina — se une ao projeto capixaba para um show especial que promete emocionar o público. A apresentação marca também os 455 anos da Festa da Penha, maior manifestação religiosa do Espírito Santo, que neste ano tem como tema: “Com Maria, Peregrinos de Esperança”.
Celebrando 50 anos de carreira, Flávio Venturini está em turnê com o projeto “Minha História”, que estreou no Vivo Rio (RJ), em 29 de março. Na apresentação em Vila Velha, ele abre o show cantando “Céu de Santo Amaro”, seguido pelo coral em “Maria Maria”. Na sequência, o Coral Jovem Vale Música interpreta clássicos dos álbuns Clube da Esquina (1972) e Clube da Esquina II (1978), sob regência de Max Michel Alves.
Venturini retorna ao palco para cantar sucessos como “Nascente”, “Clube da Esquina nº 2” e “Todo Azul do Mar”. O encerramento será em grande estilo, com três músicas interpretadas em conjunto com o coral.
O espetáculo já passou por palcos como o Teatro da Ufes, a comemoração dos 50 anos do bairro Mata da Praia e o Cineteatro das Artes. No entanto, esta será a primeira vez que o grupo formado por jovens de 16 a 25 anos dividirá o palco com um dos nomes mais representativos do Clube da Esquina.
“É uma honra para nossos alunos vivenciar essa experiência com um artista que marcou a música brasileira e compôs a trilha sonora de tantas gerações”, afirma o maestro Max Michel Alves.
Segundo o regente, o Clube da Esquina representa um marco na MPB ao unir elementos da música mineira, folclórica, bossa nova, rock, jazz e música erudita. Em 2022, o álbum Clube da Esquina foi eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos por uma enquete do podcast Discoteca Básica, com especialistas e jornalistas.
FESTA DA PENHA 2025
Show: Coral Jovem Vale Música canta Clube da Esquina
Convidado especial: Flávio Venturini
Regência: Max Michel Alves
Data: 27 de abril (domingo)
Horário: 19h
Local: Parque da Prainha, Vila Velha
Entrada gratuita
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura
Sobre Flávio Venturini
Cantor, compositor e pianista, Flávio Venturini é considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira. Sua carreira é marcada pela participação nos grupos O Terço, 14 Bis e pelo movimento Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros. Com sucessos como “Nascente”, “Todo Azul do Mar”, “Espanhola” e “Mais uma Vez”, suas composições atravessaram gerações. Em 2024, Venturini comemora 50 anos de carreira com a turnê “Minha História”, que revisita os principais momentos de sua trajetória.
Sobre o Coral Jovem Vale Música
Formado por 36 jovens com idades entre 16 e 25 anos, o Coral Jovem Vale Música é uma das formações artísticas do Projeto Vale Música Espírito Santo, iniciativa realizada no estado desde 2003. Os coristas são estudantes de canto coral da Orquestra Vale Música Serra (OVMS), projeto de educação musical desenvolvido pelo Instituto Cultural Vale em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Serra. O grupo é reconhecido por sua excelência técnica e interpretações de repertórios diversificados, da música popular brasileira à música de concerto. Desde 2023, é regido por Max Michel Alves.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale é responsável por investir na promoção e democratização da cultura brasileira. Desde 2020, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, já patrocinou mais de 600 projetos em mais de 20 estados e no Distrito Federal, contribuindo para a valorização da diversidade artística do Brasil e para o fortalecimento da economia criativa.
Fotos: Divulgação e Gabriel Lordello (Mosaico Imagem)