A Romaria dos Homens, um dos momentos mais tradicionais da Festa da Penha, reuniu na noite de sábado (26) uma multidão de fiéis, estimada em mais de um milhão de pessoas, em um percurso marcado pela fé e devoção a Nossa Senhora da Penha. As principais romarias da celebração acontecem neste fim de semana, antecedendo o encerramento oficial da Festa da Penha 2025, na segunda-feira (28), com missa e show do Padre Reginaldo Manzotti na Prainha.
A jornada de fé teve início na Catedral Metropolitana de Vitória, com a missa de envio dos romeiros, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin. Em sua homilia, Dom Andherson convidou os fiéis a fortalecerem sua fé ao longo da caminhada: “É no caminho que o Senhor nos fala. Somos todos peregrinos da esperança, unidos a Maria, a primeira peregrina a acolher a grande esperança de Cristo”, declarou.
Durante o trajeto até o Parque da Prainha, as manifestações de devoção emocionaram quem acompanhava a romaria. Pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes percorriam o caminho em agradecimento pelas graças alcançadas. Das janelas dos prédios no Centro de Vitória, moradores lançavam pétalas de flores sobre os romeiros. A animação ficou por conta de trios elétricos que entoavam músicas religiosas e conduziam orações, impulsionando ainda mais a fé dos participantes.
A procissão partiu da Catedral Metropolitana, atravessando as avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro e Champagnat, passando pela Rua Antônio Ataíde até chegar ao Parque da Prainha, em Vila Velha.
Na chegada, os fiéis foram recepcionados pela apresentação do Coral ArcelorMittal, que abrilhantou o momento final da caminhada. Em seguida, o arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Mezzari, celebrou a missa de encerramento da Romaria dos Homens, que percorreu um trajeto de 14 quilômetros entre Vitória e o Convento da Penha.
Realizada há 70 anos, a Romaria dos Homens é um dos eventos mais emblemáticos da Festa da Penha, que é considerada a terceira maior festividade mariana do Brasil e a mais antiga dedicada a Nossa Senhora no país.
Festa da Penha 2025
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª edição da Festa da Penha acontece em sintonia com o Jubileu da Igreja Católica, que propõe aos fiéis a redescoberta e a propagação da esperança cristã.
Ao longo de nove dias de celebrações, desde a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, a programação prevê 52 missas e 14 romarias em homenagem à Padroeira do Espírito Santo.
A Festa da Penha 2025 é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, pelo Convento da Penha e pela Associação dos Amigos do Convento da Penha, com correalização do Espírito Santo Convention Bureau e da Prefeitura de Vila Velha.
Informações e foto: PMVV