A partir desta quinta-feira (17), a Ilha das Caieiras, em Vitória, recebe o Festival da Torta Capixaba 2025, uma das mais tradicionais celebrações da Semana Santa no Espírito Santo. O evento, que vai até o domingo de Páscoa (20), promete uma verdadeira imersão na cultura local, com destaque para a culinária regional, atrações musicais e manifestações culturais. A programação será das 9h30 às 18h.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contará com shows de artistas capixabas durante os quatro dias de evento. Na quinta-feira (17), sobem ao palco Fábio Pinel, das 10h às 12h, e Duduzinho, das 12h30 às 14h30. Na sexta-feira Santa (18), a música fica por conta de Taty Azevedo, Samba de Quintal e Donato Fontana, entre 10h e 17h. O sábado (19) será animado por Samba Crioulo, Jean Felipe e Resenha de Pagode. Já no domingo de Páscoa (20), se apresentam Nandinho, Plano B e Leandro Tobias.
“Esse evento é muito mais que uma festa gastronômica. Ele é um encontro de gerações, uma oportunidade de experimentar o verdadeiro sabor do Espírito Santo, conhecer a história de quem vive e trabalha na Ilha das Caieiras, e se encantar com a cultura local. São quatro dias de pura magia, onde o aroma da torta capixaba, o som da música e a beleza do lugar se unem para proporcionar uma experiência inesquecível”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.
Torta Capixaba e outras delícias
Com sua receita tradicional preparada na panela de barro, a Torta Capixaba é o prato principal do festival. A iguaria leva ingredientes como bacalhau dessalgado, caranguejo, siri desfiado, camarão cozido, palmito natural, tomates, ovos, cebolas e coentro. Mas a festa também celebra a diversidade da gastronomia capixaba, com opções como moqueca, bobó de camarão, pastel de siri e empada de camarão.
Segundo o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiros da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro (Aspemade), Welligton Leonel da Silva Júnior, os preços são variados. “Vai ter torta mais baratinha a partir de R$ 20 até as mais elaboradas. O preço médio do quilo praticado é de R$ 180. Aí os valores vão variando de acordo com o tamanho da torta”, explicou.
Em 2024, foram comercializadas aproximadamente três toneladas de alimentos, e a expectativa é repetir o sucesso neste ano.
Tradição e identidade
O Festival da Torta Capixaba é também um espaço de valorização da cultura e das tradições da Ilha das Caieiras. Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório, o evento vai além da gastronomia: “O Festival da Torta Capixaba vai além da gastronomia, é uma imersão na cultura e nas tradições da Ilha das Caieiras. Realizado em um dos bairros mais emblemáticos de Vitória, o evento valoriza as raízes capixabas, reunindo sabores típicos e experiências autênticas. É uma oportunidade especial para moradores e visitantes vivenciarem de perto a identidade e o charme da nossa cidade”.
Geração de renda e oportunidade
O festival também representa uma importante fonte de renda para os moradores da Ilha. Marisqueira há mais de 40 anos, Tatiana Valeska dos Santos Correia considera o evento como um “13º salário”. “É muito bom para a gente! Conseguimos colocar as contas em dia e até dar uma reformada na casa”, celebrou.
Ela e outros pescadores e marisqueiros da região participam ativamente da produção dos pratos vendidos durante o festival. “Sempre trabalhamos com muito amor e esperança de que o festival seja um sucesso. A nova orla de São Pedro está linda e vai atrair muito mais gente esse ano”, afirmou Tatiana.
Estrutura e novidades
A estrutura do evento conta com 35 barracas e 12 restaurantes. A Prefeitura de Vitória garantirá todo o suporte necessário, incluindo a interdição da rua Felicidade Corrêa dos Santos, com desvios de trânsito pelas vias próximas para facilitar o fluxo de pessoas. O Campo do Racing estará disponível para estacionamento.
Neste ano, pela primeira vez, será realizada a Missa da Ressurreição no palco principal do festival, na Nova Orla de São Pedro, às 5h da manhã do domingo (20). A celebração será precedida por uma procissão, que sairá às 4h do Centro Paroquial São Pedro Apóstolo, no bairro Conquista.
O festival conta com apoio da Aspemade, do Movimento Comunitário da Ilha das Caieiras, Sicoob e do supermercado Castelo.
Programação musical
Quinta-feira (17/04)
10h – Fábio Pinel
12h30 – Duduzinho
Sexta-feira (18/04)
10h – Taty Azevedo
12h30 – Samba de Quintal
15h – Donato Fontana
Sábado (19/04)
10h – Samba Crioulo
12h30 – Jean Felipe
15h – Resenha de Pagode
Domingo (20/04)
10h – Nandinho
12h30 – Plano B
15h – Leandro Tobias
Serviço
Festival da Torta Capixaba 2025
Quando: De 17 a 20 de abril, das 9h30 às 18h
Onde: Ilha das Caieiras, Grande São Pedro – Vitória (ES)
Informações e foto: PMV